Rondônia, 18 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Cahulla inaugura reforma e ampliação da agência Idaron de Guajará-Mirim

Quarta-feira, 02 Dezembro de 2009 - 14:29 | Assessoria


O sucesso obtido por Rondônia nas campanhas de vacinação contra a febre aftosa e na fiscalização animal e vegetal é considerado modelo para o país. E para manter essa posição de vanguarda no controle sanitário, o Governo do Estado tem investido na estruturação da Agência de Defesa Sanitária Vegetal e Animal (Idaron), com a aquisição de veículos, barcos, aviões e equipamentos, além da contratação de novos servidores e reformas e ampliação nas unidades da Idaron. Na manhã desta quarta-feira, o vice-governador João Cahulla inaugurou a reforma e ampliação do escritório local da Agência em Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia.



“A pecuária é uma fatia fundamental em nossa economia e não podemos deixar de investir para assegurar o nosso rebanho livre da aftosa de outras doenças. Em parceria com os produtores, com o Fundo Emergencial da Febre Aftosa (Fefa) e do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rondônia erradicou a aftosa e estamos garantindo mercados para a nossa carne. Não podemos descuidar e continuar vigilantes e investindo”, disse Cahulla.

Participaram da solenidade o prefeito de Guajará, Atalíbio Pegorini, o presidente da Agência Idaron, Augustinho Pastore, o secretário regional de Governo, Paulo Varejão, o presidente da Associação dos Criadores do Vale do Mamoré (Acrivale), Capixaba, o ex-presidente da Agência Idaron, Lorival Amorim, a chefe local da Idaron, Sandra Lima Karetino, o comandante da PM, major Marconatto, o comandante dos Bombeiros, Major Freitas, entre outras autoridades.

“Encerramos mais uma campanha de vacinação, somando mais de 11,5 milhões de cabeças, representando o maior rebanho registrado em Rondônia até o momento. O sucesso se deveu, mais uma vez, ao empenho dos nossos servidores, da parceria do Fefa, e do comprometimento dos produtores rurais, que mais uma vez aderiram em massa à campanha”, afirmou Pastore.

Rondônia é hoje o segundo maior produtor de queijo mussarela do país,com 30% do rebanho em gado leiteiro, e já somos o quarto maior exportador de carne.

Na nova Agência, os servidores e produtores rurais passam a contar com um espaço confortável e adequado para os serviços. Foram investidos mais de R$ 126 mil na reforma do prédio e construção de um novo auditório.

“Sempre que o vice-governador vem a Guajará o município recebe benefícios. Mais uma vez estamos sendo contemplados com uma nova unidade do Idaron, importante para assegurar a fiscalização da nossa fronteira”, declarou o prefeito.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também