Rondônia, 22 de junho de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Câmara derruba veto e vai promulgar projeto da vereadora Ellis Regina sobre ozonioterapia

Quinta-feira, 28 Setembro de 2023 - 07:11 | da Assessoria


Câmara derruba veto e vai promulgar projeto da vereadora Ellis Regina sobre ozonioterapia

A Câmara Municipal de Porto Velho derrubou na sessão desta segunda-feira 18.09, o veto imposto pela Procuradoria Geral de Porto Velho ao projeto (4.436/2023), de autoria da vereadora Ellis Regina (Podemos), que autoriza as unidades de saúde do SUS da capital a utilização da ozonioterapia como ferramenta de tratamento de pacientes.

O projeto foi vetado pela Prefeitura sob o argumento de que a ozonioterapia (apesar de ser autorizada pela Anvisa), não tinha efeitos científicos comprovados – ignorando o fato de que a técnica já ser de ampla utilização principalmente em procedimentos cirúrgicos, como na odontologia, por seu efeito anti-inflamatório e estimulante para geração de glóbulos vermelhos.

A vereadora esclareceu que, mesmo com a aposição do veto, a Lei de sua autoria vai ao encontro de uma recente Lei Federal, sancionada em agosto desse ano que autoriza o uso de ozonioterapia como tratamento complementar. Desde 2018, a prática foi incluída pelo Ministério da Saúde como auxiliar no tratamento de dor crônica e aumento de resposta ao sistema imunológico.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também