Política
Câmara Municipal promulga Lei da Vereadora Ellis Regina para a prevenção do Câncer Infantil
Quinta-feira, 30 Outubro de 2025 - 10:03 | da Assessoria

O presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Gedeão Negreiros, promulgou a Lei nº 3.314, de 8 de outubro de 2025, que autoriza a criação da Campanha Permanente de Conscientização sobre o Câncer Infantil no Município de Porto Velho e estabelece outras providências.
A criação desta lei, que chegou a ser vetada pelo Executivo Municipal e teve o veto derrubado pelo Legislativo, visa estabelecer um mecanismo de vigilância na saúde pública da capital diante do número crescente de casos de câncer infantil, que têm vitimado centenas de crianças anualmente, apesar da ampla rede de tratamento disponível.
“Porto Velho é uma cidade onde há grande incidência de câncer. Embora o município possua uma das maiores redes de tratamentos oncológicos do País, ainda perdemos vidas preciosas por causa desse flagelo. Prevenir é sempre a melhor forma de evitar que doenças graves tirem a vida da nossa gente”, comentou Ellis.
A Leucemia é um dos tipos de câncer que mais atinge crianças e jovens entre 5 e 19 anos de idade no Estado, segundo estudos apontados pelo setor de oncopediatria do Hospital de Base. Para se ter uma ideia da gravidade do câncer infantil, 16 jovens vieram a óbito por Leucemia Linfoblástica Aguda, o tipo mais comum da doença em crianças, entre os anos de 2014 e 2017.
"Estamos falando de uma doença que tem sido um dos maiores desafios da Medicina. Tudo o que puder ser feito para combatê-lo ainda é muito pouco para mitigar o sofrimento de milhares de famílias que sofrem com a perda de seus entes queridos. É preciso investir na prevenção. Tratar sai muito mais caro e, muitas vezes, não resolve", finalizou a vereadora.