Rondônia, terça-feira, 18 de janeiro de 2022
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Segunda, 13 de Dezembro de 2021 - 10h24

Câmara Municipal promulga projeto da vereadora Ellis Regina que prevê exames gratuitos para detecção precoce de cardiopatia

da Assessoria


Câmara Municipal promulga projeto da vereadora Ellis Regina que prevê exames gratuitos para detecção precoce de cardiopatia

A Câmara Municipal de Porto Velho promulgou o Projeto de Lei nº 1492/2021, de autoria da vereadora Ellis Regina (PODE), que autoriza o município a realizar exame de ecocardiograma fetal durante o pré-natal e em bebês de até 2 anos de idade, em maternidades e hospitais de Porto Velho.

A propositura foi votada dia 14 de setembro de 2021, aprovada em dois turnos e agora está transformada na Lei 2.877, de 8 de novembro de 2021.

O exame Ecofetal é indicado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia como parte da rotina dos pré-natais para detectar cardiopatias congênitas, que afetam um em cada cem bebês. É um exame que pode preservar muitas vidas e reduzir complicações após o nascimento da criança.

A Lei prevê que o exame seja realizado na própria unidade hospitalar por um profissional graduado em cardiologia e as famílias do recém-nascido e bebês receberão, por ocasião da alta médica, relatório dos exames e dos procedimentos realizados, contendo esclarecimentos e orientação quanto á conduta a ser adotada.

O que é ecocardiograma fetal?

Ecocardiograma fetal é um exame de imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência para avaliar a saúde do coração do bebê, ainda no útero materno.

Por meio de registros dos músculos e válvulas cardíacas, o teste mostra o tamanho e o desenvolvimento do coração do feto.

O exame também revela detalhes sobre o seu funcionamento, como a velocidade do fluxo sanguíneo dentro das cavidades do músculo cardíaco.

Quando deve ser feito o ecocardiograma fetal?

O exame pode ser realizado ainda no primeiro trimestre de gravidez.

No entanto, costuma ser recomendado entre 18ª e a 28ª semana de gestação, quando é possível visualizar melhor as alterações estruturais ou funcionais do coração do feto.

Quando a gravidez é considerada de alto risco, o obstetra pode indicar o teste a partir das 14 semanas.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions