Rondônia, quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Sexta, 14 de Maio de 2010 - 11h26

Casos de "bullying" serão debatidos em audiência pública na Assembléia

ALE


Para alertar a sociedade, autoridades educacionais e membros do magistério, quanto à gravidade da ocorrência da prática do bullying nas escolas públicas e privadas do Estado, a Assembléia Legislativa de Rondônia, acatando requerimento de autoria do deputado Professor Dantas (PT) vai promover audiência pública, no próximo dia 31 de maio, às 9 horas.

Explica o deputado Professor Dantas, que o bullying é o conjunto de atitudes agressivas intencionais, repetitivas e sem razão aparente cometida por um aluno - ou grupo - que causa sofrimento a outro.

A propositura visa tratar de assuntos referentes ao combate ao bullying no Estado de Rondônia e especialmente nos ambientes das redes de ensino pública e privada, pois esta prática é depreciativa, configurada por agressões verbais, morais e até físicas a indivíduo ou grupo”, informou o parlamentar petista.

A palavra "Bully" é de origem inglesa e significa "valentão". Grande parte das pessoas confunde ou tende a interpretar o bullying simplesmente como a prática de atribuir apelidos pejorativos às pessoas, associando a prática exclusivamente com o contexto escolar. No entanto, tal conceito é mais amplo. Para o cientista norueguês Dan Owelus, o bullying se caracteriza por ser algo agressivo e negativo, executado repetidamente e que ocorre quando há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Desta forma, este comportamento pode ocorrer em vários ambientes, como escolas, universidades, no trabalho ou até mesmo entre vizinhos.

De acordo com o deputado Professor Dantas, basicamente, a prática do bullying se concentra na combinação entre a intimidação e a humilhação das pessoas, geralmente mais acomodadas, passivas ou que não possuem condições de exercer o poder sobre alguém ou sobre um grupo. “Em outras palavras, é uma forma de abuso psicológico, físico e social”, complementou.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions