Rondônia, 19 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Cassol entrega equipamentos, carros e vistoria obras do Hospital de Base

Quarta-feira, 09 Dezembro de 2009 - 15:53 | Assessoria


A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) implantou nesta quarta-feira no Hospital de Base Ary Pinheiro o serviço de alta complexidade em neurocirurgia geral por videolaparoscopia. O governador Ivo Cassol participou da solenidade e entregou os equipamentos e as chaves de três veículos adaptados para atender a comunidade do interior, desprovida de meios para translado de corpos. O pacote de melhorias custou aos cofres do Estado recursos da ordem de R$ 3.458.980,00.



Durante a solenidade o governador Ivo Cassol destacou o esforço que vem sendo feito pelo poder público, que não tem medido esforços para investir em beneficio da saúde da população. Ele falou ainda da alegria em estar junto à “família” que faz saúde no HB, destacando o trabalho do diretor-geral da unidade, doutor Amado Rahhal, em lutar pela ampliação da gama de serviços médicos. “Peço que ele continue assim: trabalhando, que, com isso, quem ganha é a população que precisa dos serviços”, disse.

Cassol declarou ainda que em breve a população terá o Hospital Infantil Cosme e Damião ampliado e em nova localização. “Hoje o hospital atende pacientes contando com 50 leitos. Vamos ampliar esse número para 70 leitos, com espaço físico suficiente para dar todas as condições para que os profissionais realizem suas atividades”. O novo hospital infantil está sendo construído ao lado do Hospital de Base, com recursos próprios que já estão garantidos.

O governador fez questão em sua fala em enaltecer o secretário de Saúde Milton Moreira pela implantação do serviço especializado em neurocirurgia, destacando o beneficio em prol da população. O setor de cirurgia geral conta, a partir de agora, com equipamentos modernos, como aparelho de videolaparoscopia de alta complexidade.

O Governo do Estado, de acordo com o governador, tem investido na área de saúde mais que os 12% exigidos pela Constituição. “Promovemos a retirada de R$ 50 milhões de outros setores, para investir na saúde. Não se brinca com saúde. Pois saúde é coisa séria”, afirmou Cassol, completando que “fomos o governo que mais investiu em melhorias no Hospital de Base, com serviços, equipamentos, pessoal e espaço físico. Sempre que o secretário Milton Moreira bateu em minha porta estive ajudando, levando saúde de qualidade ao povo de Rondônia”, declarou o governador.

Já o secretário de Saúde Milton Moreira falou das conquistas conseguidas passo-a-passo, no sentido de melhorar a saúde, buscando apoio junto ao governador, para atender os profissionais com novos e modernos equipamentos. Ele agradeceu ainda todos os servidores do Hospital de Base que promovem a saúde e agradeceu ao governador Ivo Cassol pela aquisição dos novos equipamentos, principalmente na aquisição de novas viaturas, que não é obrigação do setor, mas que foi incorporado como serviço de rotina para dar assistência à população. “Contávamos com carros improvisados, com bastante tempo de uso, mas hoje estamos recebendo carros adpatados para translado”, revelou Milton.

Para o doutor Amado, diretor do HB, a partir daquele momento iria ter inicio no hospital a realização de cirurgias por videlaparoscopia. “A população sempre me questionou do por que de não termos cirurgia a laser, hoje podemos oferecer esse serviço de qualidade à população”. Ele fez questão de frisar a dedicação do secretário Milton Moreira, quando das vezes que fora propor a implantação de novos serviços no HB. “O secretário sempre atendeu, mas queria ver tudo funcionando”, ressaltou.

Após a entrega dos equipamentos e chaves dos carros, o governador inspecionou o canteiro de obras do hospital e ficou otimista com o que viu. Nos próximos dias, ainda antes do Natal, estará sendo apresentado o primeiro resultado das obras de reforma e ampliação do Hospital de Base. O estacionamento externo será aberto parcialmente, evitando transtornos. As obras do HB contam com investimentos da ordem de 18 milhões de reais, recursos advindos de compensação ambiental das usinas no Rio Madeira.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também