Rondônia, 28 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Cleiton Roque alerta para enchente em Pimenta e pede união

Quinta-feira, 19 Março de 2015 - 17:29 | Assessoria


Cleiton Roque alerta para enchente em Pimenta e pede união
Durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, o deputado Cleiton Roque (PSB) usou a tribuna e demonstrou preocupação em relação à enchente no município de Pimenta Bueno, pelo rios Pimenta Bueno e Barão do Melgaço, principalmente na área onde mora a população ribeirinha. “Já são 300 famílias desabrigadas na nossa cidade até hoje e a Defesa Civil no município precisou resgatar às pressas pessoas, móveis e utensílios domésticos das casas invadidas pelas águas”, destacou.


No mesmo documento é recomendado que sejam adotadas medidas preventivas, julgadas cabíveis, de acordo com a situação constatada em campo. “Independente do nível de graduação do alerta, recomenda-se também que avisem todos os órgãos competentes para uma possível convocação no caso de elevação do nível de alerta ou ocorrência de desastre”, disse Roque.
Segundo ele a situação se agravou na terça-feira (17), pois um comunicado do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) reporta sobre o risco de inundação de nível “alto”, o que significa que o nível dos rios pode aumentar ainda mais nos próximos dias, causando um desastre.
No mesmo documento é recomendado que sejam adotadas medidas preventivas, julgadas cabíveis, de acordo com a situação constatada em campo. “Independente do nível de graduação do alerta, recomenda-se também que avisem todos os órgãos competentes para uma possível convocação no caso de elevação do nível de alerta ou ocorrência de desastre”, disse Roque.

O deputado relatou que manteve audiência com a vice-prefeita Ana Bastos, que é coordenadora municipal da Defesa Civil, onde foram traçadas algumas ações imediatas para atender essas famílias, com cesta básica e abrigos provisórios para acomodar os moradores. O prefeito já decretou situação de emergência no município.
“Tivemos um contato direto com a Defesa Civil do Estado, onde fomos muito bem atendidos e solicitamos um apoio imediato quanto a água, alimentação e as barracas para o abrigo das famílias”, explicou o parlamentar.
Em aparte, o deputado Laerte Gomes também demonstrou preocupação com a situação vivida hoje por vários municípios com a possibilidade de enchente que está prestes a acontecer.

Cleiton Roque relatou que o Poder Executivo Municipal tem agido com eficiência, assim como fez em 2014, mas que sozinho não consegue suprir todas as necessidades. “Essas localidade atingidas precisam ser declaradas como situação de risco para que possam receber recursos do governo federal”, destacou.
Ainda de acordo com o desastre natural das águas altas em Pimenta Bueno é recorrente e faz um número cada vez maior de vítimas, ano após ano. “É preciso buscar soluções definitivas, ação política necessária e urgente que possam colocar um fim no sofrimento desse povo. A união dos poderes em prol dessa população é a saída mais eficaz. Precisamos unir forças e assegurar investimentos na área”, alertou.
Outro ponto abordado pelo parlamentar foi a Usina de Calcário em Pimenta Bueno. “Sabemos do grande beneficio que essa usina proporciona aos pequenos produtores de toda região e que investir na correção de solo é investir na economia de Rondônia”, frisou.

Em aparte, os deputados Só Na Bença (PMDB) e Adelino Follador (PMDB) parabenizaram Cleiton Roque pelo tema abordado e destacaram que os produtores rurais de Rondônia necessitavam de um tratamento diferenciado.
Follador fez um alerta sobre a estrada de saída da usina. “É preciso um trabalho de qualidade para receber os caminhões pesados que entram e saem todos os dias e que o asfalto precisa ser de qualidade para manter a boa trafegabilidade na estrada”, disse.

Piscicultura

Ao finalizar o discurso, Cleiton Roque anunciou que apresentou indicação ao Poder Executivo para a instalação de um frigorífico para abate de peixes em Pimenta Bueno. De acordo com ele, a piscicultura é o novo agronegócio de Rondônia, dado o desempenho impressionante da atividade nos últimos três anos, que cresceu cerca de 300% no período.
“Há três anos eram produzidos 16 mil toneladas. Em 2013 Rondônia fechou o ano com aproximadamente 65 mil toneladas e em 2014, 80 mil toneladas. Já é visível o sucesso do setor, que precisa de novos investimentos”, afirmou. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também