Rondônia, 25 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Comissão aprova relatório criando Universidade Federal Rural do Vale do Guaporé

Quarta-feira, 07 Maio de 2008 - 12:28 | Assessoria


A Comissão de Educação do Senado Federal aprovou o relatório do líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp(RO) criando a Universidade Federal Rural do Vale do Guaporé, a ser sediada na cidade de São Francisco do Guaporé, estado de Rondônia.
A universidade oferecerá cursos na área das ciências agrárias e desenvolverá pesquisas nas diversos ramos do conhecimento, além de promover a extensão universitária. A nova instituição de ensino superior atenderá aos alunos dos municípios de Costa Marques, Seringueiras, São Miguel do Guaporé, Alvorada do Oeste e Nova Brasilândia do Oeste.
No seu relatório, o senador Raupp revelou que a única universidade federal do estado - a UNIR não atende à demanda de alunos que, anualmente concluem o ensino médio e têm dificuldades de ingressar em um curso superior.”Os municípios do Vale do Guaporé não atendidos diretamente pela UNIR”, afirmou o senador.
Ele informou que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e a oferta de cursos superiores para os estudantes rondonienses, ainda, é bastante limitada, devido à falta de vagas nas instituições públicas ou a carência de recursos financeiros para bancar um curso nos estabelecimentos privados.
“As iniciativas do governo federal que criou o Fundo de Financiamento aos Estudantes do Ensino Superior (FIES) e o Programa Universidade para Todos (PROUNI) são insuficientes para atender aos estudantes que sonham chegar à universidade”, ressaltou o líder peemedebista.
Acrescentou que “a criação dessa universidade vai representar uma medida de grande importância para toda a região, e contribuirá também para incrementar o desenvolvimento sustentável”. O senador Raupp atuou como relator do projeto de lei nº 528/07, de autoria da senadora Fátima Cleide (PT-RO). A próxima etapa é a apreciação e votação do projeto pelo Plenário do Senado Federal.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também