Rondônia, 14 de julho de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Comissão da Assembleia discute direito prioritário a pessoas com autismo na saúde pública do estado

Terça-feira, 06 Junho de 2023 - 16:35 | da Assessoria


Comissão da Assembleia discute direito prioritário a pessoas com autismo na saúde pública do estado

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Rondônia discutiu e votou projetos nesta terça-feira (6). Entre as proposições deliberadas, os parlamentares discutiram sobre o projeto de lei que garante o direito prioritário, com identificação visual na pulseira colorida de classificação aos usuários com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na rede pública de saúde do estado.

De acordo com o Projeto de Lei 76/2023, de autoria da deputada Rosângela Donadon (União Brasil), a proposição tem por objetivo promover a garantia do atendimento humanizado preconizado e integral aos usuários com TEA, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA, um transtorno no desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social. O projeto teve parecer favorável do relator Delegado Camargo (Republicanos), que foi acompanhado pelos demais componentes da comissão.

A CCJR é composta pelos deputados: Ismael Crispin (PSB), Laerte Gomes (PSD), Luizinho Goebel (PSC), Delegado Lucas (PP), Alan Queiroz (Podemos), Delegado Camargo, Dra Taíssa (PSC), e os suplentes Jean Mendonça (PL) e Jean Oliveira (MDB).

Na reunião desta terça-feira estavam presentes o presidente, Ismael Crispin, e os membros Dra Taíssa, Luizinho Goebel, Delegado Camargo e Lucas Torres.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também