Rondônia, segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quarta, 27 de Julho de 2011 - 07h38

CONFÚCIO ANUNCIA REFORMA E RECADASTRAMENTO GERAL DE SERVIDORES

RONDONIAGORA


O governador Confúcio Moura (PMDB) anunciou nesta quarta-feira que irá implementar no Estado uma reforma administrativa que começa com o recadastramento de todos os servidores públicos, aproveitando o trabalho que será feito para definir quem tem direito a Transposição. As medidas, que já haviam sido anunciadas em maio pela Casa Civil, definem redução no número de cargos comissionados e retorno de servidores cedidos ou em desvio de função. Confúcio disse que não pretende criar cargos e anunciou que irá readequar secretarias existentes e redefinindo atribuições. Mas destaca a necessidade de implementar ou mudar secretarias ou entes públicos: Pesca, Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia, além de separar Esporte e Cultura. E mais: Universidade Estadual, uma agência reguladora e uma autarquia de Tecnologia da Informação. “A nossa reforma será para corrigir distorções. Modernizar o Estado. Valorizar o funcionário de carreira. Reduzir o numero de cargos comissionados. Os comissionados sabem – que tem vida curta. Que vão sair, mais cedo ou mais tarde. Que estão de passagem”, afirmou.

Confira o que disse Confúcio em seu blog:

REFORMA DO ESTADO

Reforma do estado. Muita gente torce o nariz e diz: já vem aí mais uma besteira. Reforma e reforma para que tudo fique do mesmo jeito.  Quando  se faz reforma da casa, sempre se tem muita dúvida. Faço ou não faço.

O Bresser Pereira fez bela reforma do Estado brasileiro no governo FHC. Até hoje está aí dando resultado. Criou as carreiras típicas de Estado. Bem pagas. Este é o núcleo duro que toca o pais. O Estado deve ser forte, independente de quem seja governador ou Presidente. Cada governo ele prioridades. Mas, o governo anda sozinho.

O Estado também envelhece. Vai se enferrujando. Chiando as juntas. O próprio pessoal vai se cansando. Deve-se preparar um Estado moderno para as novas gerações.

Não se trata de criar mais cargos. Ou de reduzi-los. O que se deve fazer é o ajuste. Não ter gente demais sem nada fazer. Não contratar ninguém que não seja necessário e exato. Cada homem na sua cadeira. Nem faltar e nem sobrar.

O que pode ser extinto? Repartição que não se justifica. Que vai ficando pelo costume de sempre. Mas, se não existir não fará falta. Tem as imensa demandas por novas secretarias: separar esporte da cultura. Criar a da pesca. A industria e comércio. As Fundação cultural. A Universidade Estadual. A secretaria de ciência e tecnologia. A agencia reguladora. A autarquia de TI (tecnologia da informação).

Não há a menor condição de inchar o Estado.  Quando se criar uma secretaria?

A nossa reforma será para corrigir distorções. Modernizar o Estado. Valorizar o funcionário de carreira. Reduzir o numero de cargos comissionados. Os comissionados sabem – que tem vida curta. Que vão sair, mais cedo ou mais tarde. Que estão de passagem.

A primeira coisa é o recadastramento. Aproveitar a transposição para recadastrar a todos.

Onde está você?

Volte para o seu canto. E controlar este desarranjo de cedências de gente de um lado para outro. O pessoal é muito inquieto. Portanto, vou fazer uma proposta seria de reforma do Estado. Para o Estado ficar mais leve. Ao invés de aumentar secretarias vou é reduzir, juntar, fundir.

Para que sobre dinheiro para pagar as produtividades dos servidores efetivos. Oferecer treinamentos para  todos. E receber uma nova geração que está batendo em nossas portas.

É isto que pretendo fazer.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions