Rondônia, quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Segunda, 04 de Julho de 2011 - 14h58

Confúcio critica distribuição de recursos sem critérios para festas agropecuárias e eventos culturais

RONDONIAGORA


O governador Confúcio Moura (PMDB) usou mais uma vez o blog para criticar a atuação de seus secretários. O recado, postado nesta segunda-feira, foi para os secretários de Agricultura, Anselmo de Jesus, e Esportes, Cultura e Lazer,Francisco Leilson Chicão, responsáveis pela farta distribuição de patrocínios a feiras agropecuárias e eventos culturais, sem critérios. O Rondoniagora, através de seus colunistas, já havia denunciado os casos da Expovel e a festa do deputado estadual Saulo da Renascer (PDT). A Associação Rural, comandada pelo empresário Ayres do Amaral, que tem dívidas elevadas com trabalhadores da extinta Condor Vigilância e o jornal Folha de Rondônia, recebeu R$ 200.000,00 e sem justificativa alguma para transferência desse dinheiro. Francisco Chicão também autorizou o patrocínio de R$ 60 mil para realizar a festa da Renascer, uma entidade voltada para arrebanhar votos ao deputado Saulo Moreira em Ariquemes. Embora exponha os erros do Governo publicamente, Confúcio não puniu ninguém, apenas deixou claro que no ano que vem, depois do contribuinte pagar a conta, é que os critérios serão adotados. Veja o que o governador escreveu para os dois secretários:

O GOVERNO E AS FESTAS

Meu querido amigo Chicão e Anselmo, Secretários de Cultura e Esportes de Rondônia e Agricultura. Um recado muito especial pra vocês:

“este ano, o primeiro, tudo será perdoado, com o argumento de estarmos começando. É enorme a quantidade de pedidos de patrocínios para as diversas festas culturais e agropecuárias. E sempre se fica acuado e sob pressão das mais variadas formas.

A gente fica sem graça para dizer não. Mas, tenho observado a absoluta falta de critérios para os atendimentos. Uns recebem verbas generosas e outros que também mereciam igualmente pouco ou nada.

a- festas agropecuárias – deve-se discutir internamente os seus benefícios e alcances. As contrapartidas destes eventos para o desenvolvimento do Estado. O Estado não pode simplesmente “dar” dinheiro. Deve ser parceiro de um evento importante para o desenvolvimento de algum setor da economia. Por exemplo, espaços publicos para divulgação dos nossos programas. A presença da EMATER E SEAGRI dentro dos seus espaços. A mídia de programas importantes do Governo, como pesca e leite. E por aí vai. Sempre aproveitando as grandes aglomerações para divulgar e promover também as políticas públicas e de educação do nosso produtor. Neste caso prever em lei os critérios e valores que serão liberados ano que vem em diante. Serão incentivos e não um financiamento do evento.

b- Cultura – da mesma forma. Propor a lei de editais. Abrir a verba para todos e os interessados se inscreverem nos períodos previstos pelos editais. Os interessados elaboram seus projetos técnicos, com suas respectivas planilhas e devem, antes de mais nada, serem de verdade eventos culturais e populares, que sejam tradicionais ou que venham inovar. Mas, que estejam todos conscientes, que os limites deverão oscilar entre o máximo e o mínimo por tipificação deles. Nada pode ser assim, de uma hora para outra, na base da pressão, um jogo duro de influência e a absoluta falta de critérios.

Obs.: está bem claro, ano que vem, nem adianta me enviarem ofícios e virem em grupos para estes pedidos. Todos deverão estar clareados na Internet e passados e julgados pelos respectivos conselhos. Aí sim, começa um novo momento. E ponto final.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions