Rondônia, sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Segunda, 23 de Maio de 2011 - 06h57

Confúcio define série de ações na saúde e anuncia substituição do João Paulo II e do Cosme e Damião

RONDONIAGORA


O governador Confúcio Moura (PMDB) anunciou suas ações na área de saúde. Veja o que ele divulgou em seu blog:


 
 

Pela primeira vez deixo aqui colocadas as minhas intenções e projetos para a saúde assistencial de Rondônia, de maneira simplificada para entendimento de todos:

1. Hospital de Urgência de Rondônia

Será construído um novo Hospital de Urgência, que substituirá o atual João Paulo II.  Terá 200 leitos e 35 leitos de UTI, além de 6 centros cirúrgicos. Inicialmente estava designado terreno na Avenida Amazonas, ao lado da ex-Academia de Polícia.  Roberto Sobrinho, Prefeito de Porto Velho, enviará brevemente à Câmara Municipal a doação do terreno ao lado da atual Maternidade de Porto Velho, Rua Venezuela. Este terreno já foi do Estado e a ele retorna agora.

Projeto completo de engenharia e arquitetura – em andamento, pago por compensações da usinas e ficará pronto em 120 dias, aproximadamente. A obra será feita em regime de PPP no valor de 70 milhões de reais.

Conclusão – depois dos procedimentos legais de estabelecimento do contrato de PPP a duração prevista da obra e inicio de funcionamento será de 2 anos.  Presumo final do ano 2013.

2. Unidades de Pronto Atendimento (UPA)

Serão construídas 2 unidades de pronto atendimento na capital, uma será na Zona Leste no Bairro de São Francisco e a outra no Bairro Cidade do Lobo, Zona Sul. Serão do tipo III, portanto grandes, gasto de aproximadamente 9 milhões de reais. O modelo será pré-moldado, tipo sanduíche, com isolamento térmico e acústico e pintura veicular. Terão UTI para curtos períodos de internação até 48 h e todos os demais procedimentos. Previsão de conclusão: mês de setembro deste ano. Um pouco mais ou um pouco menos. Objetivo – atender melhor o povo de Porto Velho e desafogar o atual Pronto Socorro João Paulo II até a sua transferencia para o novo hospital de urgência.

3. Hospital Infantil

O atual Cosme e Damião desaparecerá. E será transferido para a Ala Infantil do Hospital de Base, em construção adiantada, com 70 leitos e previsão de inauguração para 120 dias.  Terá mais 12 vagas de UTI neonatal.

4. Unidade de Câncer – Fundação Pio XII

Este anexo ao Hospital de Base será iniciado brevemente. Não tenho data assegurada. Mas será com dinheiro de compensação das usinas. Portanto, início breve, talvez 30 dias. Inauguração ainda este ano. Será gerido pela Fundação Pio XII – Henrique Prata, Hospital de Barretos. Objetivo – Prevenção do câncer com serviço de qualidade total. Previsão de inaguração: primeiros meses de 2012.

5. UTI

Mais 10 leitos de UTI dentro do Hospital de Base . Os atuais 30 leitos existentes e 50 outros no mesmo Hospital no local que recentemente foi construído para ser um almoxarifado. 8 leitos de Rolim de Moura, 12 em Vilhena, 28 novos leitos em Cacoal. Vejam que teremos mais de 120 leitos novos ainda este ano.  Praticamente dobrando vagas no Estado, que vem complementar as atuais contratadas da rede privada.

6. HOSPITAL GERIÁTRICO

O Hospital para os idosos será implantado onde funciona hoje o Hospital Infantil Cosme e Damião. Uma leve reforma. Adequação de mobiliário e inauguração, espero que seja ainda este ano. Com este hospital muitas vagas do atual Pronto Socorro estarão disponíveis porque dezenas de doentes crônicos e degenerativos ou sequelados de acidentes vasculares ocupam leitos de emergência.

7. HOSPITAL ORTOPÉDICO

Este só ficará disponível depois da conclusão do novo Hospital de Urgência. Funcionará no mesmo lugar do atual João Paulo. Só para ortopedia. As cirurgias de média e baixa complexidade. Quadril e Coluna ficarão no Hospital de Base. Rondônia já teve no passado o Hospital de Acidentados que funcionou por muitos anos onde funciona hoje o SEBRAE. Ele retorna na concepção original.  Previsão de abertura: 3 anos.

8. HOSPITAL DE GUAJARÁ-MIRIM

Será estadualizado. Hoje funciona inadequadamente no velho e sucateado hospital da cidade. Será reformada a antiga Maternidade e lá será o Hospital da cidade e região. Previsão de reinauguração: ano que vem. Só temos 5 mihões de reais para este ano e creio que este dinheiro será insuficiente. Estou elaborando o projeto de reforma.

9. HOSPITAL DE EXTREMA E BURITIS

Os dois serão melhorados e com gestão profissionalizada.

10. HOSPITAL DE SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ

Foi inagurado ano passado. Depois de inúmeras conversas ele ainda está fechado. O Estado assumirá a sua gestão dentro de um modelo inovador ainda este ano, provavelmente agosto.  E atenderá a doentes do Vale do Guaporé e Bolívia.

11. HOSPITAL REGIONAL DE CACOAL

Recebi com obras físicas concluídas. Pessoal também, mas com falta de inúmeras especialidades. Tem 201 leitos e 28 leitos de UTI.  Compramos os equipamentos que faltavam. Mais de 100 leitos já estão em uso. Hoje deslocamos pacientes de Porto Velho para serem operados em Cacoal. Dentro de 90 dias terá uma gestão profissionalizada.

12. HOSPITAIS REGIONAIS DE ARIQUEMES, JI-PARANÁ E VILHENA

Todos já recebem apoio financeiro mensal do Governo. São geridos pelos prefeitos e receberão ainda mais a cooperação para o atendimento regional de média complexidade. Será um excelente modelo para fechar o circuito da empurroterapia.

13. FUNDAÇÃO DANIEL COMBONI

Grande Hospital com obras físicas concluídas na cidade de Cacoal. O Governo do Estado é parceiro. Será destinado ao tratamento do câncer e a outra ala para Cirurgia Cardíaca. Administração será da instituição beneficente.

14. HOSPITAL DE BASE

Será pouco a pouco melhorado. Com vários anexos novos. Um hospital terciário de verdade. A gestão dele ainda está em discussão quanto ao melhor modelo. Devido ao seu grande tamanho e complexidade. Hoje com mais de 400 leitos.

CONCLUSÃO: Como vocês podem ver, na área da assistência médica o desenho está feito, obras avançando aceleradamente, o projeto construído, a vontade de fazer, e ainda acrescentar a qualidade da gestão, a humanização do atendimento, a regulação dos pacientes no Estado, com certeza brevemente a saúde ficará bem melhor. Nunca direi que será perfeita, mas o doente rondoniense será bem melhor tratado.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions