Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Confúcio prega modernização do Estado e condena forças que tentam atrapalhar Governo

Quinta-feira, 02 Fevereiro de 2012 - 07:47 | RONDONIAGORA


Na primeira parte da entrevista ao deputado estadual Euclides Maciel (PSDB-Ji-Paraná) no programa Fique Ligado da Rede TV nesta quinta-feira, o governador Confúcio Moura (PMDB) defendeu a modernização do Estado, a exemplo do que acontece com a iniciativa privada, economizando custos e mantendo um controle rígido sobre almoxarifados, compras e pagamentos. O chefe do Executivo condenou as forças ocultas que atrapalham os projetos da administração estadual. “Tem capetinhas puxando, anulando sua força derrubando seus objetivos”, explicou Confúcio, lamentando que há pessoas no próprio Governo que tentam auferir vantagens, emperram processos e arrumam todo tipo de dificuldade.



Euclides começou perguntando ao governador sobre a abertura do ano letivo em Vilhena. O chefe do Executivo disse que propôs no município a revolução da educação, lamentando a estatística apresentada pela Seduc de que 100 jovens que entram no ensino médio, 68 desistem do curso. Há muito desinteresse dos alunos, segundo ele, em razão de aulas desagradáveis e ambiente escolar sem atrativos. “Precisamos acordar para esse drama da sociedade”, explicou Confúcio, convocando a Seduc, o sindicato dos professores e pais de alunos para por em prática a revolução do ensino. Uma das primeiras medidas do Governo é encaminhar projeto de Lei a Assembléia Legislativa pedindo autorização para criar o programa Bolsa Escola, assegurando cerca de R$ 200,00 para as famílias manterem o aluno na escola em tempo integral.

Na saúde, o governador anunciou a contratação do Hospital Santa Marcelina e abertura de licitação para contratação de 150 leitos na iniciativa privada. Lamentou novamente a situação do João Paulo II, mas prometeu entregar duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) nos próximos dez dias na zona leste e zona sul com capacidade de 500 atendimentos por dia. E nos próximos 90 dias, o Hospital de Base ganhará mais 150 leitos e a UTI Neo Natal será entregue amanhã, mas inaugurada em ocasião oportuna.

Na segunda parte da entrevista, marcada para amanhã no Fique Ligado, Confúcio fala sobre o financiamento pedido junto ao BNDES no valor de R$ 538 milhões para reforma de escolas, delegacias de polícia, construção de hospitais, entre outros macro projetos do Governo.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também