Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Conselheiro Edilson Silva e desembargador Renato Mimessi recebem a mais alta comenda da Assembleia

Quinta-feira, 26 Setembro de 2019 - 10:11 | do Decom/ALE


Conselheiro Edilson Silva e desembargador Renato Mimessi recebem a mais alta comenda da Assembleia

Na tarde desta terça-feira (25) a Assembleia Legislativa, durante sessão solene, agraciou o presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), conselheiro Edilson de Sousa Silva e o desembargador e vice-presidente do Tribunal de Justiça Renato Martins Mimessi, com os títulos de Cidadão Honorário de Rondônia, pelo destaque nos trabalhos desenvolvidos em prol do Estado.

A propositura é de autoria do presidente da Casa de Leis, Laerte Gomes (PSDB), que frisou ser um dia especial, “pois oficialmente estaremos adotando como filhos destas paragens do poente, da nossa Rondônia, dois ilustres cidadãos, que ao longo de décadas, efetivamente prestaram e continuam prestando relevantes serviços”.

Laerte enalteceu que o reconhecimento memorável, é o reconhecimento de duas trajetórias vitoriosas, dignas, honradas, “pois as condutas ao longo de anos, demonstram, pelos homenageados, amor por Rondônia, por esta gente, por esta terra, este rincão de destemidos pioneiros”.

Sobre o conselheiro Edílson de Sousa Silva, o presidente da Assembleia relatou que, antigos servidores da Casa de Leis também se sentem orgulhosos, e sempre fazem questão de repassar aos novatos, a informação de que o eminente Doutor Edilson de Sousa Silva foi colega.

Edílson ingressou na Assembleia Legislativa em 1983, no primeiro ano, de funcionamento do parlamento estadual, onde desempenhou as funções de chefe de departamento, assessor de deputado e a chefia de gabinete da presidência. Em seguida foi colocado à disposição do Executivo, tendo ocupado a honrosa missão de secretário particular do então governador Oswaldo Piana Filho.

“Ele é maranhense de nascimento, enfrentou os percalços da vida, sem se acovardar, sem ferir sua honra e manteve o seu espírito de luta. Encarou os desafios, superou e, posteriormente, gradativamente, foi sendo reconhecido por sua competência, galhardia, lealdade e sensatez”, elogiou.

O presidente lembrou ainda que, o conselheiro foi galgando todos os cargos, recebendo inúmeras missões, até chegar à presidência do Tribunal de Contas, tendo inclusive sido reeleito. Além disso, falou sobre a ação de Edilson para ajudar a saúde pública de Rondônia, destinando recursos próprios, que seriam utilizados na construção da sua nova sede, para a construção do novo Hospital João Paulo II.

Desembargador

Referindo-se ao desembargador Renato Martins Mimessi, o presidente afirmou ser uma pessoa com muitas qualidades e virtudes, que marcam a sua trajetória de magistrado, na condição de juiz de direito e como desembargador. “Evidente que se trata de tarefa difícil, pois a grandeza d’alma, a humildade, cultura e independência são virtudes que não se encerram em textos escritos, mas ao longo dos tempos”, disse.

Destacou que, quem conhece Renato Mimessi, quem convive com ele mesmo que indiretamente, percebe qualidades diferenciadas, sendo um profissional que atua de forma exemplar e com muita simplicidade e modéstia no trato com as pessoas “Isto é marcante. Se não souber, o interlocutor pensará com certeza, tratar-se apenas de um senhor atencioso e educado”.

Renato Martins Mimessi é desembargador da 2ª Câmara Especial. Em seu histórico profissional, existe o trabalho desenvolvido como Juiz de Direito da Comarca de Cacoal. Em Porto Velho esteve atuando na 3ª Vara Cível de 1983 a 1991 e na sequência, na Vara da Fazenda Pública, Falências e Concordatas de 1991 a 1992.

“Esse ato é o coroamento desta trajetória. Trajetória de um homem público, que soube se conduzir na retidão, consciente das funções investidas, mas, sem perder a simplicidade e a humildade. A população já vem fazendo, ao longo dos tempos, este reconhecimento”.

Ao encerrar Laerte frisou que o desembargador é dono de uma sensibilidade genuína em relação à alma humana, conserva e pratica o sentimento e o apreço à gratidão, declinando sempre uma atenção especial às pessoas que o procuram, independentemente da posição social que ocupem.

Na sequência foi lida a biografia dos dois homenageados, uma carta enviada pela irmã do desembargador, e a exibição de um vídeo da família de Renato Mimessi parabenizando-o pelo reconhecimento. O conselheiro Edilson também foi parabenizado, através de vídeo, pelo presidente do Sindcontrole, Hermes Murilo Neto, que elogiou a atuação do conselheiro que sempre deu condições para a implementação de novas tecnologias, e do plano de carreira do TCE. Juízes, conselheiros, advogados familiares, amigos e servidores do Tribunal de Contas também deixaram mensagens de carinho.

Reconhecimento

Bruno Piana, secretário Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas, fez o registro de reconhecimento ao conselheiro Edilson, pelo trabalho desenvolvido. “Sinto-me privilegiado em poder usar essa tribuna e falar do nosso presidente. Homem simples e humilde”. Lembrou de projetos assinados pelo conselheiro que elevaram o nome da corte, como a blitz da saúde, que ganhou destaque nacional no programa Fantástico da Rede Globo, e serviu de exemplo para o TCE de São Paulo.

Já o conselheiro Wilber Coimbra ao usar a tribuna, foi enfático ao dizer que seu coração se enche de alegria pela homenagem ao amigo Edilson e ao desembargador Renato Mimessi. “Vejo homens à frente do seu tempo, com visão diferenciada no progresso do povo de Rondônia. Olhando a história dos homenageados podemos retirar um grande exemplo, são retirantes que chegaram a Rondônia e fizeram história pelos seus próprios méritos, seguindo a justiça e a lealdade”, parabenizou.

Conselheiro Edilson Silva e desembargador Renato Mimessi recebem a mais alta comenda da Assembleia
Títulos

O deputado Laerte Gomes, acompanhado do governador Marcos Rocha fez a entrega do Título de Cidadão Honorário do Estado de Rondônia ao desembargador Renato Martins Mimessi e também ao conselheiro do Tribunal de Contas Edilson Sousa e Silva. O título honorifico é a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa a pessoas que se destacaram pelos seus trabalhos em Rondônia.

Homenageados

O desembargador Renato Mimessi, começou seu discurso na Assembleia Legislativa agradecendo a homenagem. Ele usou trechos da bíblia para demonstrar sua honra e respeito pela homenagem. “Abro meu coração para demonstrar minha profunda gratidão a Deus, que por ser leal e bondoso com vivos e mortos se importou comigo que sou pequeno e derramou o seu amor. Eu não seria quem eu sou sem o cuidado do Senhor. Assim como não seria quem eu sou, se não tivesse encontrado pessoas tão especiais no meu caminho nesta longa caminhada da vida”, declarou.

Relembrou de quando trocou a cidade de Assis, em São Paulo, por Cacoal, junto com a esposa Denise, no início da carreira, na década de 80. Renato afirmou que teve uma carreira jurídica de sucesso.

Mimessi pediu permissão para dividir o título com a esposa, Denise. “Quero dizer a ela que esse Título de Cidadão de Rondônia é dela, pois, a presença na minha vida foi essencial para que eu ocupasse essa posição de homenageado”, declarou. Renato Mimessi agradeceu também ao apoio que recebeu de todos os que trabalham ou trabalharam com ele durante sua carreira.

Já o conselheiro Edilson Sousa, agradeceu ao presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Laerte Gomes, e aos demais deputados pela honraria.

Destacou o apoio que teve em Rondônia de várias pessoas, em especial, dos familiares. “Nessa minha caminhada de vida, eu aprendi com Cristo que tudo o que devemos fazer deve ser para a honra e glória de nosso Deus“, destacou.

Edilson afirmou acreditar em dias melhores para o Estado, se referindo ao mandato do governador Marcos Rocha, que também acredita no trabalho da imprensa, que sempre atuou de forma imparcial mostrando as ações do TCE.

O homenageado falou sobre o fim de seu mandato à frente do Tribunal de Contas. Na sessão do dia 10 de outubro, será eleito o próximo presidente. Ressaltou que sai do cargo feliz, por ter exercido um bom trabalho. “ Combati o bom combate acabei a carreira e guardei a fé. Quero dizer que entro na magistratura rondoniense e sinto orgulho. Que sejamos nós a mudança que esperamos no próximo”, afirmou.

Autoridades

O governador de Rondônia Marcos Rocha (PSL), iniciou o discurso elogiando a gestão do presidente Laerte Gomes, à frente da Assembleia Legislativa de Rondônia e a relação com o governo estadual. “Todos os projetos que enviamos a Casa de Leis têm sido aprovados sem a necessidade de conchavos”, enfatizou.

Marcos Rocha afirmou que já admirava as autoridades, e agradeceu os conselhos que recebeu de Mimessi. Quanto a Edilson Sousa, lembrou de uma conversa que tiveram, quando afirmou que o “Tribunal de Contas não se sente feliz em condenar ninguém, o ideal era que isso não ocorresse”.

O governador elogiou a postura dos dois homenageados. “Estou governador e um dia voltarei a ser só o Marcos, e vocês continuaram desembargadores, quero que todos saibam que honro a todos e os seus familiares. Honro por tudo o que os dois têm feito pelo estado de Rondônia. Temos trabalhado juntos para que possamos tirar pessoas da miséria”, finalizou.

O ex-governador de Rondônia Oswaldo Piana disse que os títulos concedidos pela Assembleia Legislativa são de extrema importância para o resgate da gratidão. “É muito válido reconhecer quem trabalhou em prol do Estado, que chegou cedo por aqui e labutou para o crescimento e desenvolvimento de Rondônia”.

Parabenizou o desembargador Renato Mimessi pela homenagem, e lembrou que foi o mais jovem a assumir a magistratura de Rondônia. Sobre o conselheiro Edilson, fez um breve relato de quando trabalharam juntos, na época em que Piana foi governador de Rondônia, afirmando que o momento era diferente e exigia muito das autoridades, além da falta de tecnologia, dos dias atuais.

O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Walter Waltenberg Silva Junior disse ser sentir muito honrado em participar dessas homenagens. “Significa o coroamento daquilo que venho pensando há tantos anos sobre os ilustres homenageados, em especial, o desembargador Renato Mimessi”. Parabenizou ao Poder Legislativo por reconhecer com a mais alta outorga do Poder as autoridades. Sobre o conselheiro Edilson Silva, falou sobre a trajetória admirável, e o elogiou pela forma que conduz o Tribunal de Contas que hoje é considerado um dos mais modernos do país.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Elton Assis, lembrou e elogiou a trajetória dos homenageados. Elton disse que Renato Mimessi tem uma longa lista de serviços prestados ao estado de Rondônia e recordou quando iniciou na advocacia. “Quando jovem despachei com o doutor Mimessi e fui muito bem recebido por ele. Ele advogou na terra natal, em Assis (SP), e veio para Rondônia e trouxe muita gente de lá, que contribuiu no desenvolvimento de Rondônia. Foi agraciado como cidadão honorário de Porto Velho e Cacoal. É uma trajetória de muito orgulho para Rondônia”, declarou.

Em relação ao conselheiro Edilson Sousa, Elton ressaltou o choque de gestão dado por ele, à frente do Tribunal de Contas, com um aumento das atividades do tribunal. “Impôs a transparência no Tribunal de Contas. A advocacia de Rondônia tem orgulho dos dois”, finalizou.

O juiz Danilo Augusto Paccini afirmou que o ato da Assembleia Legislativa é exemplar e justo a homenagem aas duas autoridades. Relembrou a trajetória de Renato Mimessi na magistratura de Rondônia, desde juiz na cidade de Cacoal ao cargo de desembargador em nosso estado.

Falou também sobre o lado solidário de Renato, que abriu a porta de casa para acolher várias pessoas que chegaram a Rondônia. “Ele também fundou a ACREAR – Associação de Cristãos Para Ação nas Ruas que, nesses quase quinze anos, foi responsável pela recuperação de dezenas ou centenas de pessoas que viviam nas ruas.

Rondoniagora.com

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também