Rondônia, domingo, 25 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 14 de Junho de 2011 - 14h31

Consórcios oferecem atendimento a 500 mil pessoas, segundo Arom

Arom


Quase meio milhão de moradores de Rondônia terá acesso a consultas e exames especializados. O serviço de saúde será prestado em parceria entre clínicas particulares e as prefeituras, através do Consórcio Intermunicipal (Cimcero). Além de oportunizar o atendimento na rede privada, a entidade também oferecerá diversos procedimentos médicos na sede em Ji-Paraná. Segundo o presidente da entidade, prefeito Charles Pinheiro, inicialmente 450 mil pessoas de 18 municípios serão beneficiadas.Para trabalhar especificamente o setor de saúde, o Cimcero criou consórcio CIS/Saúde, que também foi lançado oficialmente nesta segunda. Na solenidade, que aconteceu no hotel Maximus, em Ji-Paraná, o gestor foi enaltecido pela iniciativa por autoridades presentes. No evento, o governador Confúcio Moura enfatizou que a união dos municípios em consórcio para oferecer atendimento de saúde representa avanço e é uma tendência comprovada no Estado de Minas Gerais.

Para o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), prefeito Laerte Gomes, de Alvorada do Oeste, a atuação do consórcio deve amenizar as dificuldades que os municípios abrangidos têm em oferecer saúde pública. O municipalista lembrou que o setor é o que onera maior gasto, principalmente porque, as prefeituras têm percentual obrigatório de investimento. Laerte também parabenizou Charles pelo trabalho, destacando que não tem dúvidas de que a parceria entre o público e privado beneficiará pessoas de baixa renda.

Na oportunidade, Laerte aproveitou para solicitar do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que estava presente, empenho na regulamentação da Emenda Constitucional 29 no Congresso. O projeto obriga que a União e Estados também fixem percentuais de investimentos em saúde. O presidente da AROM também comentou a necessidade da derrubada do veto presidencial ao projeto aprovado pelos deputados e senadores, que prevê a distribuição igualitária dos Royalties do Pré-Sal ao todos os municípios do País.

O presidente do CIMCERO, prefeito Charles anunciou que a entidade está aberta a parcerias com o governo de Rondônia e que pretende expandir o projeto em microrregiões. O prefeito salientou que o modelo do serviço é o mesmo de Minas Gerais e que, por tanto, trará bons resultados. Ele explicou que, um dos primeiros efeitos positivos será o desafogamento dos hospitais de Porto Velho. Charles informou que objetiva disseminar a ideia através de audiências públicas em parceria com a AROM.

Procedimentos

Para ter acesso aos procedimentos médicos oferecidos pelo CIS/Saúde, basta que o paciente procure qualquer unidade hospitalar do município associado. A solicitação é realizada via internet, através do sistema regulador, que será gerenciado pelo Centro de Diagnóstico Nathalia Salomão Gurgacz. Na mesma hora, o atendimento é agendado em alguma das clínicas conveniadas. Os atendimentos também são registrados no sistema do Ministério da Saúde. fazem parte do programa: Ji-Paraná, Ouro Preto, Presidente Médici, Vale do Anari, Alvorada, Jorge Teixeira, Urupá, Teixeirópolis, Nova União, Mirante da Serra e Jaru.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions