Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Coronel Chrisóstomo defende inclusão de Guajará-Mirim nos repasses de compensação financeira das usinas

Sexta-feira, 15 Março de 2019 - 08:59 | da Assessoria


Coronel Chrisóstomo defende inclusão de Guajará-Mirim nos repasses de compensação financeira das usinas

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL-RO) defendeu a inclusão dos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré nos repasses da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), direcionados aos municípios impactados pelas barragens das Usinas Hidrelétricas do rio Madeira.

A solicitação foi realizada durante reunião com o Superintendente de Concessões e Autorizações de Geração (SCG), Carlos Eduardo Cabral, departamento responsável pelo processo de regulamentação, normatização e padronização referentes aos serviços e instalações para produção de energia.

“É notório para todos os moradores desses municípios, que após a construção das barragens, Guajará-Mirim e Nova Mamoré começaram apresentar sucessivos problemas de inundações, o que antes não era percebido. Estou aqui hoje para esclarecer o porquê esses municípios não são ressarcidos”, afirmou o deputado.

De acordo com o superintendente da Aneel, apenas Alto Paraíso, Candeias do Jamari, Cujubim, Itapuã do Oeste, Pimenta Bueno e Porto Velho recebem o recurso para compensação financeira pela utilização de recursos hídricos.

“Quando elaborado os estudos de impacto das Usinas, não foi observado nenhum tipo de perturbação nesta ordem nestes municípios, por isso o recurso não foi destinado. Mas a Aneel está aberta para fazer uma reanálise e apurar se realmente é viável essa solicitação”, informou Carlos Cabral.

Coronel Chrisóstomo defende inclusão de Guajará-Mirim nos repasses de compensação financeira das usinas“Esse foi o primeiro passo para darmos andamento neste processo. Agora com os dados que nos foram apresentados, vamos formalizar este pedido e dar o encaminhamento necessário. Não é justo que estes dois municípios sejam prejudicados e não recebam nenhum tipo de reparação”, declarou o deputado.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também