Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

CPI confirma convocação de Marcos Rocha para explicar suspeita de corrupção em 2.020

Quarta-feira, 26 Maio de 2021 - 11:42 | da Redação


CPI confirma convocação de Marcos Rocha para explicar suspeita de corrupção em 2.020

O governador Marcos Rocha foi um dos 9 governadores de Estado convocados para dar explicações à CPI da Pandemia, durante a sessão realizada nesta quarta-feira (26). Esses governos foram alvos de operações da Polícia Federal e tiveram como alvo recursos para o tratamento da Covid destinados pela União. Além de Rocha foram convocados os governadores Helder Barbalho (Pará), Wilson Lima (Amazonas), Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Mauro Carlesse (Tocantins), Carlos Moisés (Santa Catarina), Antônio Denarium (Roraima), Waldez Góes (Amapá) e Wellington Dias (Piauí).

Na CPI, os senadores devem questionar o governador de Rondônia sobre a devassa desencadeada pela PF em 2.020, por suspeita de corrupção na compra de kits rápidos para teste de Covid-19.

Em 30 de julho do ano passado a Polícia Federal realizou em Rondônia a Operação Polígrafo, visando desarticular esquemas de fraudes na aquisição emergencial de testes rápidos para diagnóstico da Covid19, por parte da Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia.

A ação fazia parte de trabalho conjunto entre a Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Ministério Público de Rondônia. Os 13 mandados foram cumpridos em Porto Velho, Itajaí/SC, Balneário Camboriú/SC e Rio de Janeiro/RJ. O valor total da contratação investigada chega a R$ 10.500.000,00 (dez milhões e quinhentos mil reais).

Durante as investigações, foram apurados indícios de irregularidades na dispensa de licitação para compra dos testes, que não possuíam registro na Anvisa, e superfaturamento no valor de cada unidade adquirida, comparado ao preço ofertado em chamamento público realizado pela Superintendência Estadual de Licitações – SUPEL.


Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também