Rondônia, quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Sexta, 29 de Outubro de 2021 - 13h49

Defensora da luta contra o câncer, deputada federal Silvia Cristina vai receber título de Cidadã Honorária do Estado de Rondônia

da Redação


Defensora da luta contra o câncer, deputada federal Silvia Cristina vai receber título de Cidadã Honorária do Estado de Rondônia

A Assembleia Legislativa aprovou em sessão ordinária, o Projeto de Decreto Legislativo que concede à deputada federal, Silvia Cristina Amâncio Chagas, o Título de Cidadã Honorária do Estado de Rondônia. A condecoração foi proposta pelo deputado estadual, Laerte Gomes.

A parlamentar é uma política e jornalista filiada ao PDT. Nas eleições de 2018, foi eleita deputada federal por Rondônia, tornando-se a primeira mulher negra a representar o estado na Câmara dos Deputados, com mais de 33 mil votos.

Ex-vereadora de Ji-Paraná, natural da cidade de Linhares, no Espírito Santo, a parlamentar tem se destacado por prestar excelente trabalho em todas as áreas, mas principalmente na saúde e ação social, onde não tem medido esforços para atender as reivindicações da população.

Após ser acometida por câncer de mama, Silvia passou a trabalhar na prevenção e tratamento da doença na região central e no estado de Rondônia. Isso se iniciou quando a deputada, em fase final de tratamento, retornou de uma visita ao Hospital de Câncer de Barretos (HCB), já como coordenadora da instituição em Rondônia, função que comandou por 12 anos.

Em 2019, baseada em dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que demonstraram que o câncer é responsável por mais de 12% de todas as causas de óbito no mundo, a deputada federal Silvia Cristina apresentou requerimento solicitando a criação da Frente Parlamentar Mista, em prol da luta contra o câncer.

Na época, a deputada defendeu que o objetivo da Frente Parlamentar Mista era discutir, avaliar e propor medidas que proporcionam um combate efetivo ao câncer, integrando o Poder Legislativo aos demais Poderes, reunindo entidades representativas e, principalmente, setores de pesquisa e desenvolvimento científico que permitissem a busca de tratamentos e cura para a doença.

“Também veio a ideia de apoiar as Unidades de Saúde, públicas e privadas que atuam na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, no fortalecimento orçamentário e financeiro e contribuir para a busca de legislações que permitam uma melhor atuação das entidades e profissionais que atuam no processo”, comentou a parlamentar.

Com reconhecida dedicação à bandeira levantada pela luta contra o câncer no âmbito do Congresso Nacional, a deputada Silvia Cristina se tornou um exemplo, sendo constantemente acionada para relatoria de matérias importantes, além de participar de missões estratégicas através da Câmara dos Deputados.

Defensora da luta contra o câncer, deputada federal Silvia Cristina vai receber título de Cidadã Honorária do Estado de Rondônia
Centro de Reabilitação do Hospital de Amor

A deputada Silvia Cristina destinou R$ 16,5 milhões de suas emendas para a construção do Centro de Reabilitação de Amor, em Porto Velho. De acordo com a parlamentar, a obra foi projetada “para trazer dignidade às pessoas”.

“E não somente para pacientes com câncer, mas também para aqueles que sofreram acidentes e foram mutilados e pessoas que também precisaram ser mutiladas por conta da diabetes, síndromes avançadas como o autismo e down, lesões de medula, enfim, vamos reabilitá-los. E temos uma novidade inédita, um serviço novo, distribuiremos próteses auditivas e visuais através do Centro de Reabilitação. É como sempre defendo e reafirmo, saúde é a nossa prioridade, levando dignidade a todos os rondonienses”, declarou Silvia Cristina.

Casa Rosa

Em maio de 2016, enquanto vereadora e coordenadora do Hospital do Câncer de Barretos em Ji-Paraná, e em parceria com o Hospital de Amor, a deputada, que sofreu as consequências de um câncer mamário, comemorou a inauguração do espaço Casa Rosa, um instituto de prevenção do câncer de mama.

“Foi uma grande conquista. A cidade de Ji-Paraná se tornou pioneira no trabalho de prevenção ao câncer de mama e foi escolhida para receber a Casa Rosa por conta da localização geográfica, estando localizada na região central do estado. Até então, Rondônia não contava com um trabalho para as mulheres tão bem executado como o de prevenção realizado em Ji-Paraná”, lembrou a parlamentar.

Assistência social

A parlamentar também está sempre à frente de importantes trabalhos sociais. Silvia Cristina assumiu o compromisso de, até o final do seu mandato enquanto deputada federal, de destinar recursos de suas emendas para todas as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Rondônia, que estiverem com as documentações regularizadas.

"Todas as Apaes que estiverem com toda a sua documentação em dia, legalmente regularizada, será beneficiada com emendas parlamentares de minha autoria", confirmou Silvia

1º Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer de Rondônia

Em 2020, já eleita deputada federal, Silvia Cristina destinou recursos que somaram mais de R$ 32 milhões para a construção do primeiro Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer de Rondônia, localizado em Ji-Paraná.

“Além de ampliarmos os atendimentos de mama e termos condições de salvarmos muito mais vidas, vamos acrescentar a prevenção de câncer de próstata, de colo uterino, de pele e de boca. É a realização de um grande sonho, onde trabalhamos com muito amor e dedicação para garantir um local que oferecerá um tratamento com o que há de mais moderno e da melhor qualidade, tudo com muita responsabilidade. É isso, nosso mandato tem a saúde como prioridade, e salvar vidas, como tarefa incansável, afinal, essa é uma luta que não pode parar. A prevenção, é o primeiro passo para a derrota contra o câncer”, definiu a parlamentar, agora, Cidadã Honorária do Estado de Rondônia.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions