Rondônia, segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quarta, 05 de Outubro de 2011 - 09h22

Demarcação de terra indígena em Rondônia é tema de debate na Câmara dos Deputados em Brasília

Ana Paula Miranda


A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural vai realizar audiência pública com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Augusto Freitas de Meira, para discutir a delimitação da terra indígena Karitiana, localizada nos municípios de Porto Velho e de Candeias do Jamari, em Rondônia. O evento deve ocorrer no dia 18 de outubro.A Portaria 921, editada pela Funai em 17 de junho deste ano, determinou a criação de um grupo de trabalho para revisar os limites territoriais do povo Karitiana. De acordo com o deputado Carlos Magno (PP-RO), que propôs o debate em conjunto com o deputado Moreira Mendes (PPS-RO), análises preliminares desse grupo indicam a necessidade de ampliar a área demarcada, o que, conforme Carlos Magno, “poderá acarretar um enorme problema social, atingindo diversos produtores rurais que se encontram no entorno da atual demarcação”.

Agricultores e empresários do agronegócio, Miguel de Paula Xavier Neto e Marcelo de Paula Xavier que também tiveram suas áreas atingidas na cidade de Campos de Julio no MT, que é divisa com Rondônia também foram convidados a participar da audiência. Carlos Magno e Moreira Mendes querem que o presidente da FUNAI esclareça o projeto de demarcação e apresente a projeção da nova área a ser delimitada.
Outros convidados

Também serão convidados para o debate o diretor do Sindicato dos Pecuaristas de Porto Velho (Sinpec), Wesley Vilaça Melo; e o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Igarapé Três Casas, Márcio Silva Maluf.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions