Rondônia, 13 de junho de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Deputada Lebrinha conhece ações da PM no combate à violência contra mulher

Segunda-feira, 18 Setembro de 2023 - 14:33 | da Assessoria


Deputada Lebrinha conhece ações da PM no combate à violência contra mulher

A deputada estadual Gislaine Lebrinha (UNIÃO), visitou o Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia, na terça-feira (12/9). O comandante geral Coronel PM Regis Wellington Braguin e o subcomandante Coronel PM Glauber Ilton de Souza Souto recepcionaram a parlamentar e apresentaram as ações da PM no combate à violência contra a mulher.  

Lebrinha conheceu o funcionamento do módulo Maria da Penha, que é uma das aplicações do sistema responsável pela integração com todas as etapas do processo de atendimento de emergência, e eficiência do aplicativo 'PMRO Cidadão', criado para facilitar o processo de denúncias sobre casos de violência contra a mulher. O aplicativo permite o envio de fotos, áudios de ocorrências e ainda o acionamento do “Botão Pânico” para o socorro policial em caso de emergência à disposição da vítima de violência doméstica cadastrada. O Tenente-Coronel PM Douglas Marink, Diretor de Informática (DINFO) conduziu a exposição dos dados levantados pelo sistema.

“Quando falamos de violência contra a mulher, as pessoas relacionam os altos índices no nosso estado com algum tipo de ineficácia de ações da  própria Polícia Militar, o que não é o caso. Estamos indo além das ações de remediação e hoje, com a capacitação contínua de toda a corporação e o investimento em tecnologia, somos capazes de criar estratégias para atuar no combate e contribuir com a redução desses índices. Nossas ferramentas tecnológicas nos permitem fazer o acompanhamento em tempo real da mulher que estiver sofrendo a violência doméstica, no entanto, dados coletados pelo sistema nos mostram que a redução dos índices não compete apenas à atuação policial,  e que outras variáveis sociais devem ser analisadas”, defende o comandante geral.

Na Central Estadual de Monitoramento de Medida Protetiva de Urgência - CEMMPU, o trabalho da patrulha Maria da Penha é monitorado, avaliando ocorrências de violência domésticas e promovendo o intercâmbio interinstitucional entre os órgãos envolvidos. Todos os dados obtidos por meio das denúncias e nas ocorrências são utilizados para aprimorar a atuação da polícia.

A deputada parabenizou as ações da PM e colocou seu mandato à disposição. Para Lebrinha, o enfrentamento à violência contra a mulher exige o comprometimento de todos e depende de um complexo de políticas públicas envolvendo saúde, educação e inclusão social. A deputada destacou que tem destinado investimentos nessas áreas para contribuir para que as políticas públicas ofertadas entre estado e municípios sejam fortalecidas.

“É importante que a sociedade tenha conhecimento e acesso aos serviços de proteção à mulher ofertados pelo Estado, e essa ferramenta disponibilizada pela PM é um avanço. Recentemente Rondônia recebeu destaque na imprensa nacional pelo alto índice de feminicídio, mas sabemos que não se combate apenas com força policial, mas sim um trabalho conjunto entre legislativo, executivo e órgãos de fiscalização e segurança. Parabenizo a Corporação da Polícia Militar e me coloco à disposição para somar esforços e aprimorar ainda mais os serviços públicos existentes”, destacou.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também