Rondônia, quinta-feira, 17 de outubro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Sábado, 25 de Junho de 2016 - 14h40

Deputado Airton defende novos voos para Ji-Paraná e cobra adequação de aeroporto

Da Redacao


A operação de voos com aeronaves de grande porte no Aeroporto José Coletto, em Ji-Paraná está sendo tratado como prioridade pelo deputado Airton Gurgacz (PDT). Ele entende que o segundo maior município de Rondônia, localizado numa região estratégica, não pode ficar apenas com um voo regular, que tem destino a capital do Mato Grosso, Cuiabá, para onde os passageiros seguem em conexões, inclusive a Porto Velho.

Para o deputado, Ji-Paraná tem demanda suficiente para receber aeronaves maiores e a única companhia que opera no Aeroporto, já manifestou interesse em operar novos voos, inclusive a Porto Velho, com jato de maior capacidade de passageiros.

Mas para isso depende de adequações técnicas do aeroporto para obter autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para essa operação.

Com base nestas informações e preocupado em assegurar novos voos para Ji-Paraná, principalmente com destino à Capital Porto Velho, na última quarta-feira, o deputado Airton esteve com o diretor geral do DER, Ezequiel Neiva tratando sobre obras e investimentos para o município de Ji-Paraná.

Entre os assuntos discutidos na reunião, que contou ainda com a presença do prefeito Jesualdo Pires (PSB) e do vereador Jessé Mendonça (PDT), solicitou providências para que essas alterações técnicas possam ser feitas com a máxima urgência.

Conforme o coordenador de Infraestrutura Aeroportuária do DER, Humberto Faial, para que o Aeroporto de Ji-Paraná possa operar com aeronaves de maior porte é necessário que se mude o sistema de operação do atual VFR (Operação Visual), utilizado por aeronaves menores ou mais antigas, para o moderno IFR (Operação por Instrumento), utilizado pelas grandes aeronaves.

Para tanto, o DER precisa contratar uma empresa especializada, através de um processo de licitação que já está pronto, esperando apenas a destinação de recursos para o lançamento do edital.

Sistema e servidores

Ezequiel Neiva afirmou que a destinação de recursos para a contratação da empresa especializada para implantação do novo sistema já está sendo providenciada, devendo, no próximo semestre, ser iniciado o processo de licitação.

Também observou que os servidores que hoje prestam serviços no aeroporto são contratados e que seus contratos vencem no mês de setembro, mas que já está sendo providenciada a prorrogação. Também está programada a realização de um curso de capacitação necessário para a sequência dos trabalhos, que também serão aplicados para os servidores dos aeroportos de Vilhena e Cacoal.

“Estamos cientes dessa necessidade do Aeroporto de Ji-Paraná e por conta disso estamos buscando os recursos para a implantação do novo sistema IFR. Neste segundo semestre queremos licitar uma empresa responsável para que a troca seja providenciada”, declarou Ezequiel.

Com relação aos servidores informou que está sendo encaminhada a renovação de seus contratos, que vencem em setembro e providenciado para que antes disso, eles passem por um novo curso de capacitação. “Eles estarão aptos a exercerem a função, até que possamos realizar concurso público, para contratação de profissionais para a área”, destacou Neiva.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/politica/deputado-airton-defende-novos-voos-para-ji-parana-e-cobra-adequacao-de-aeroporto)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions