Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Deputado Airton participa de abertura de capacitação do Selo Unicef

Quinta-feira, 14 Abril de 2016 - 21:19 | Da Redacao


Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Mulher e do Idoso da Assembleia Legislativa, o deputado Airton Gurgacz (PDT) participou na manhã de quarta-feira (14), da abertura do Seminário de Capacitação para o Selo Unicef. O evento aconteceu em Porto Velho e reuniu prefeitos, vereadores, conselheiros e gestores municipais de órgãos de combate à violência nos 52 municípios do Estado.

O objetivo do seminário é melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes na Amazônia Legal, especialmente em Rondônia, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. Nesta edição os temas em discussão estão sendo as Políticas para a Infância e o Combate ao Mosquito Aedes Aegypti.

O deputado Airton parabenizou os representantes dos municípios que participam do seminário e destacou a importância de se fomentar políticas públicas, que atuem no combate à violência à criança e adolescentes em todos os municípios.

Falou ainda da atuação da comissão que preside na Assembleia Legislativa, apontando ações desenvolvidas que vão ao alcance das necessidades das crianças e adolescentes, citando como exemplo reunião ampliada com diversos setores da comunidade, realizada na semana passada no plenário da Casa de Leis, onde a violência escolar foi exaustivamente debatida.

Este é um assunto que merece a nossa atenção. Os índices de violência contra crianças e adolescentes em nosso estado são muito elevados e precisam de ações efetivas para que possamos reduzir o número de casos.

Quero parabenizar a todos por dedicarem um tempo em suas agendas para participarem deste importante seminário organizado pela Unicef, desejando que em breve possamos ter o Selo Unicef em cada um dos nossos municípios, o que é a certificação de que as ações efetivas estão sendo realizadas.

“Peço ainda aos nossos prefeitos, que mesmo com esta situação econômica que vivem as prefeituras em todo o Brasil, que não meçam esforços para a realização dessas ações, pois as nossas crianças e adolescentes merecem esta atenção, pois serão eles, os nossos sucessores”, destacou Airton.

Durante os dias de capacitação, que começou na quarta-feira(14) e terminará na sexta (16) os articuladores municipais e presidentes dos conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente poderão tirar dúvidas sobre o Sistema de Monitoramento, Orientação e Acompanhamento (Soma) e sobre o curso de aperfeiçoamento de Planejamento e Gestão do Plano Municipal de Ação do projeto Selo Unicef.

Dos municípios de Rondônia inscritos no projeto, 52,2% estão trabalhando com ações para combater a mortalidade materna, desnutrição crônica e gravidez precoce. Também 47% deles escolheu promover estratégias que aumentem o número de consultas de pré-natal para mais de sete e decidiram aumentar quantidade de crianças, que estão na escola, recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A solenidade de abertura contou, ainda, com o vice-governador, Daniel Pereira (PSB), com a coordenadora do Unicef para os estados do Acre, Maranhão e Rondônia, Eliana Almeida; secretária do Seas, Valdenice Ferreira; promotor da Infância e Juventude Marcos Tessila, representantes da Polícia Militar e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também