Rondônia, 23 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Deputado defende abertura de escolas para comunidade nos fins de semana

Terça-feira, 13 Abril de 2010 - 09:29 | ALE


A exemplo de outros estados, que estão criando e implantando o denominado Projeto Escola Aberta, o deputado estadual Doutor Alexandre Brito (PSDB) está propondo na Assembléia Legislativa, que a Secretaria Estadual de Educação desenvolva estudos no sentido de garantir o acesso da comunidade, às escolas da rede pública nos finais de semana, principalmente para o desenvolvimento de atividades de lazer, esporte e cultura.



Para garantir a estrutura administrativa e operacional necessária para viabilizar este projeto, o deputado Doutor Alexandre Brito destacou que inicialmente pode ser utilizado a incorporação de voluntários, e não se encontrando uma pessoa para ser o responsável pela supervisão dos ginásios poliesportivos nos finais de semana, que seja então concedida à modalidade de pagamento de hora-extra, ou até a instituição de um sistema rotativo de plantão por parte dos servidores da escola, garantindo a folga destes, no decorrer da semana.

Segundo o deputado esta é uma iniciativa para modificar o quadro que demonstra o crescimento do número de jovens envolvidos direta ou indiretamente em casos de violência, expostos às mais variadas situações de risco. “Está provado que, principalmente, nas comunidades mais carentes, grande parte dos casos ocorre aos finais de semana, quando os jovens acabam ficando quase sem opções de lazer na comunidade em que vivem. Por isso, trazemos uma alternativa que vai além de abrir portas. Abrem horizontes e barra o caminho da violência entre os nossos jovens”, complementou.

A alternativa para o enfrentamento desta realidade, de acordo com o parlamentar, é usar os espaços físicos das escolas estaduais nos finais de semana, oferecendo atividades desportivas, artísticas e sócio culturais aos jovens e à comunidade. O projeto, segundo o Doutor Alexandre tem por base ainda os seguintes objetivos: diminuir os índices de violência, principalmente, nas comunidades mais carentes; fortalecer o papel da escola como pólo irradiador de cultura; fortalecer as ações políticas e pedagógicas das escolas e das comunidades envolvidas; e aproximar escola e comunidade. Ao final, afirmou que este projeto vem sendo desenvolvido com sucesso pela a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, dentre outros estados também engajados nesta proposta.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também