Rondônia, sábado, 25 de junho de 2022
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 02 de Junho de 2022 - 16h01

Deputado Mosquini destaca luta pela abertura de novo corredor comercial para importação da ureia boliviana

da Assessoria


Deputado Mosquini destaca luta pela abertura de novo corredor comercial para importação da ureia boliviana

O deputado federal Lucio Mosquini (MDB), vice-líder do presidente Jair Bolsonaro na Câmara, defendeu a importação da ureia boliviana durante sessão na Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal. Mosquini Lembrou a sua luta de vários anos pela importação da ureia boliviana, que é um dos fertilizantes mais populares, e que também teve seu preço elevado, devido à alta dos preços que afetou todo mundo, neste ano. O fertilizante tem alta eficiência para aumentar a produtividade das lavouras, e é fabricado aqui ao lado do Brasil, no país vizinho Bolívia. “Hoje nós pagamos cerca de R$ 900 dólares a tonelada da ureia, lá na Bolívia compra-se a mesa ureia a R$ 400 dólares a tonelada, nós estamos a 800 Km de uma das maiores jazidas de ureia do mundo”, lembrou Mosquini.

A Bolívia detém o gás natural rico em metano, etano, propano, butano e outros compostos. O gás natural é o principal insumo na produção dos fertilizantes nitrogenados e o maior componente do seu custo produtivo, representando entre 70% e 75% no caso da ureia. O deputado Federal Lucio Mosquini chama a atenção para a proximidade da Bolívia com estado de Rondônia e disse que “estamos dependendo da Receita Federal para fazer o alfandegamento de uma balsa, que seria a abertura de um novo corredor comercial, através do município de Costa Marques e a Bolívia”. Mosquini disse que no próximo dia 10 de junho, estará na Bolívia reunido com presidente boliviano, tratando sobre a legalização da travessia e alfandegamento do lado boliviano. “Quando nós conseguirmos o alfandegamento tanto do lado do Brasil, quanto do lado da Bolívia, acredito que teremos uma verdadeira revolução no preço da ureia principalmente no norte do Brasil”, finalizou o parlamentar.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions