Rondônia, segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 24 de Março de 2009 - 10h34

Deputado propõe a criação de Hospital de Psiquiatria em Rondônia

A. de Almeida


Ao destacar os inúmeros casos de doença mental e a carência de estrutura médica para atender de forma adequada estes pacientes, o deputado Professor Dantas (PT) vai apresentar na Assembléia Legislativa de Rondônia, projeto de lei criando na estrutura da Secretaria Estadual de Saúde, o Hospital de Psiquiatria.De acordo com o deputado Professor Dantas, houve um crescimento considerável na população de pessoas com distúrbios mentais, e que atualmente as pessoas portadoras de distúrbios mentais vivem jogadas pelas ruas, mendigando, em condições desumanas, colocando em risco as suas integridades físicas e, por vezes, também a integridade de terceiros. Ele destacou que o Estado deve efetivamente acolher estes pacientes, proporcionando um ambiente adequado ao tratamento destas, com atenção especializada e humanizada.

Segundo o deputado o Hospital de Psiquiatria deve garantir maior dignidade e respeito, pois só desta forma se garantirá a recuperação destes pacientes, mas para isto, observou, “é preciso que o Governo garanta ambientes acolhedores, adequados, espaçosos, seguros e terapêuticos”.

Ainda segundo o parlamentar petista, o tratamento psiquiátrico é o alicerce fundamental da inclusão social. “Pode-se afirmar que não existe inclusão social sem o competente tratamento médico. Assim, os profissionais da Psiquiatria Hospitalar devem ser reconhecidos como imprescindíveis autores de inserção social, porque tratam e reintegram à sociedade aqueles que se encontravam excluídos pelas mais graves conseqüências da doença mental”, justificou.

Ao concluir, o deputado Professor Dantas declarou ser preciso que o Governo adote uma política oficial de saúde mental efetivamente comprometida com o resgate destas pessoas, e não limitando que estes pacientes sejam alojados em enfermarias sem o adequado acompanhamento e a garantia constitucional de um estabelecimento especializado.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions