Rondônia, 25 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

ELEIÇÕES 2008: Votação Paralela garante segurança das urnas

Domingo, 28 Setembro de 2008 - 16:39 | TRE-RO


Em todo o território nacional, no dia 5 de outubro, simultaneamente às eleições 2008, estará ocorrendo o processo de Auditoria do funcionamento das urnas eletrônicas mediante Votação Paralela.



O QUE É A VOTAÇÃO PARALELA ?

Na véspera da eleição (4/10), às 10 horas, os alunos do Colégio Tiradentes estarão no auditório do Tribunal, situado no endereço acima citado, para preenchimento de 1.000 cédulas que serão utilizadas nos trabalhos da Votação Paralela.

O QUE É A VOTAÇÃO PARALELA ?

A votação paralela, regulamentada pela Resolução TSE nº 22.714/08, é uma sistemática simples de auditoria das urnas eletrônicas para comprovar o funcionamento correto dos seus programas.

O uso das urnas eletrônicas acabou definitivamente com alguns tipos de fraudes, entretanto, trouxe o desafio de garantir à sociedade, a correta captação e contabilidade dos votos.

No dia anterior às eleições far-se-á um sorteio de três urnas entre todas as urnas do Estado, sendo um entre as da Capital, e as outras duas do interior. Esse sorteio acontece no auditório do TRE, às 9 horas.

Em síntese, o procedimento da votação consiste em inserir os dados das cédulas já preenchidas num terminal de microcomputador, gerando um espelho da cédula de votação paralela, e depois na urna eletrônica. Em cada urna a ser auditada haverá um equipamento de filmagem captando a imagem do espelho da cédula e a leitura do conteúdo da cédula.

Todas as atividades da Comissão são acompanhadas por uma equipe de auditores externos, contratados pelo TSE, que estarão presentes em todas as fases dos trabalhos da Votação Paralela.

Os trabalhos de votação paralela são públicos podendo ser acompanhados por fiscais de partidos políticos e coligações e por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como por entidades representativas da sociedade.

Informações sobre o funcionamento da auditoria, cronograma de atividades, modelo de cédula de votação paralela, comissão responsável, entre outros assuntos, poderão ser obtidos através do link: http://www.tre-ro.gov.br/eleicoes/2008/comissao_auditoria.htm
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também