Rondônia, segunda-feira, 15 de outubro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 22 de Junho de 2010 - 17h44

ELEIÇÕES 2010: BASTIDORES DA SUCESSÃO

RONDONIAGORA


ELEIÇÕES 2010: BASTIDORES DA SUCESSÃO

PSDB x PT

A disputa eleitoral começou nos bastidores com a guerra entre as legendas partidárias pelo apoio as coalizões dos pré-candidatos majoritários. Traído pelo PDT, o PT agora espera mais do que nunca o apoio do PSB, mas os petistas enfrentam focos de resistências no interior e principalmente do deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO), encantado com o projeto político do ex-senador Expedito Junior. Nas fileiras do PSB, o maior defensor da aliança com os petistas é o deputado estadual Jesualdo Pires (Ji-Paraná). Hoje ele recebeu Nazif no aeroporto para cobrar um posicionamento firme do parlamentar. Por enquanto, a decisão fica mesmo para o dia da convenção, ainda com data indefinida.

Torcida animada

Pelos lados do Palácio Presidente Vargas, a torcida aumentou pela pré-candidatura do governador João Cahulla (PPS). Dizem os analistas palacianos que com o projeto do ficha limpa, vários nomes majoritários ficariam de fora da disputa, beneficiando o chefe do Executivo. Ao final da corrida, ficaria Confúcio Moura e Cahulla concorrendo pelo Governo no segundo turno, prevalecendo o candidato governista com apoio do ex-governador Ivo Cassol, principal cabo eleitoral de Cahulla.

Vela para Deus...

Por falar em Cahulla, hoje ele recebeu a visita do deputado federal Lindomar Garçom (PV-RO). Os “verdes” estão na maior enrascada porque a turma da presidenciável Marina Silva não aceita uma aliança com o governador João Cahulla (PPS), dada as rusgas entre a ex-ministra do Meio Ambiente e ex-governador Ivo Cassol (PP). Tentaram até tirar o comando do PV das mãos do ex-superintendente do Ipem, Antenor Klock, mas ele jurou que não faria alianças com o projeto palaciano de reeleição. Animado, Garçom já vislubrou uma candidatura a vice-governador na chapa de Expedito Junior (PSDB). Agora, precisa acabar com a boataria e garantir sua reeleição no “chapão governista”.

PV e PPS

O deputado federal Lindomar Garçom ainda tenta barganhar uma aliança com o PPS, do  pré candidato à reeleição João Cahulla. Tudo será definido na  convenção estadual, marcada para o próximo dia 28. Garçon até pode ter sucesso no namoro, mas se depender da candidata à presidência Marina Silva, o Partido Verde não caminha com o aliado de Ivo Cassol. O ex-governador fez duras críticas contra a maior liderança do PV pelas posições radicais de preservação do Meio Ambiente, que culminaram com a saída do Governo.

Dois pesos...

Vereadores de Porto Velho, Jean Oliveira (PSDB), Mariana Carvalho (PSDB) e Ellis Regina (PC do B), estavam as turras com o prefeito Roberto Sobrinho (PT) por ter simplesmente ignorado o trio na reunião para discutir os 7 projetos que alteram benefícios e vantagens dos servidores públicos da Capital. Na verdade, Roberto sabe que a matéria não agradaria os três, então decidiu chamar apenas os que estão “fechados” com o Palácio Tancredo Neves, sem discussão alguma. A desinformação era tão grande na segunda-feira sobre esses projetos que nem mesmo o presidente da Câmara, José Hermínio (PT), sabia do que se tratavam as matérias. Só provou mais uma vez a falta de comando e pulso na Casa de Leis...

Sujeira no tapete

O “brilhante” trabalho do ex-diretor-geral do Detran, Joarez Jardim, acabou chamuscado com as denúncias de direcionamento de licitação, aluguel de aeronaves e obras suspeitas de superfaturamento. Pré-candidato a deputado federal, Joarez apenas assinava embaixo o que a ex-secretária de Assuntos Estratégicos, Jaqueline Cassol, ordenava. Agora, a confusão sobrou para Jardim, que nem deveria ter deixado suas lucrativas empresas em Ji-Paraná.

Deuses de Rondônia

Pelas afirmações do pré-candidato ao Governo pelo PMDB, Confúcio Moura, a família Gurgacz é quase onipresente. Questionado sobre a escolha de uma chapa pura do interior do Estado, Confúcio disse que o candidato Airton e os demais membros da família Gurgacz, têm residência, garagens e empresas em Porto Velho, Ji Paraná, Cascavel, Curitiba e outras cidades. Esqueceu de informar os eleitos que o domicílio eleitoral só pode ser um.

Vale a pena ver de novo

O senador do Paraná, Acir Gurgacz, não gosta de ser contrariado em entrevistas coletivas. Nascido em berço de ouro, o parlamentar não admite a possibilidade de descer do salto, por isso sempre deixa fora das entrevistas coletivas veículos de comunicação onde não mantém empregados. As “importantes e relevantes” informações prestadas na manhã de segunda-feira (21) são manchete do jornal Diário da Amazônia, da família Gurgacz. Airton Gurgacz é pré-candidato a vice-governador.

PONTO FINAL

*** O ex-governador Ivo Cassol (PP) anda sumido do interior do Estado *** Dizem os assessores que se trata de estratégia para não ofuscar o trabalho do governador João Cahulla (PPS) *** Mas o “italiano” não se agüenta e, às vezes, foge do controle dos magos palacianos *** Confuso, Confúcio Moura mais atrapalhou do que explicou sobre a escolha do vice de Ji-Paraná *** Acha que pode fechar a região de Ariquemes e a região Central, mas esquece dos predadores naturais, principalmente do eixo do Vale do Guaporé e Zona da Mata para baixo.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions