Rondônia, sábado, 18 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 07 de Abril de 2011 - 10h40

Eleitores de Porto Velho terão que se recadastrar

RONDONIAGORA


Na sessão de julgamentos realizada nesta quarta-feira (6), a Corte Eleitoral Rondoniense aprovou, à unanimidade, a realização de recadastramento biométrico em Porto Velho e seus distritos.

O recadastramento será iniciado no dia 02 de maio de 2011 e se estenderá até o dia 30 de abril de 2012. O longo período de atendimento ao público se deve em razão do grande quantitativo de eleitores a serem recadastrados. Ao todo, são aproximadamente 300.000 (trezentos mil) eleitores, com a previsão de 1.000 atendimentos diários.

O procedimento biométrico consistirá, basicamente, na captura das digitais e de uma fotografia de cada eleitor.

O recadastramento biométrico muitas vantagens, entre elas destacam-se:

1º- A atualização do banco de dados da Justiça Eleitoral, pois hoje cerca de 60% do eleitorado do Estado está com seu cadastro desatualizado a mais de 20 anos. Com o recadastramento, essas pessoas serão obrigadas a comparecer e atualizar seus dados pessoais, pois quem não se recadastrar terá seu título cancelado.

2º- O voto com identificação biométrica traz maior segurança, tornando praticamente impossível que um eleitor vote no lugar de outro, uma vez que será reconhecido por suas digitais e por fotografia.

3º- Os dados biométricos serão utilizados futuramente na emissão do Registro Único de Identificação Civil, em parceria com o Ministério da Justiça. A implementação do voto com identificação biométrica, assim como o RIC, além de conferir ao Brasil posição de vanguarda na identificação civil, contribuirá para um gerenciamento cada vez mais moderno e eficiente por parte de seus gestores, além de promover a cidadania e proporcionar maior segurança a todos os brasileiros.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions