Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Em busca de adubo, sal e gás, Mosquini lidera comitiva brasileira até a Bolívia e luta pela liberação do comércio bilateral

Segunda-feira, 13 Junho de 2022 - 10:07 | da Assessoria


Em busca de adubo, sal e gás, Mosquini lidera comitiva brasileira até a Bolívia e luta pela liberação do comércio bilateral

Uma comitiva brasileira liderada pelo deputado federal Lucio Mosquini, vice-líder do presidente Jair Bolsonaro na Câmara, e pelo deputado estadual Eurípedes Clemente (MDB) viajou até a Bolívia onde estiveram reunidos com autoridades buscando viabilizar a implantação da balsa no município de Costa Marques para interligar Brasil com o país vizinho.
A reunião aconteceu na cidade de Trinidad, capital do departamento do Beni, na Bolívia, no prédio da Assembleia Legislativa. A delegação brasileira foi composta também pelo deputado estadual Lebrão, o prefeito de Costa Marques Mirandão, o presidente da Câmara de Vereadores, Mauro Rodrigues, o vereadores de Guajará-Mirim Elias Crispim e Kerling Brito, e o empresário Cesar Cassol.
A reunião foi presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa do Beni Edgar Reas e teve como autoridades bolivianas a consulesa boliviana em Guajará-Mirim Tezalia, e a vereadora de Guayarámirin Janete. O objetivo da reunião foi cobrar das autoridades bolivianas o alfandegamento do lado boliviano, considerando que as tratativas do lado brasileiro está bem avançada.
Mosquni defendeu a formação de um acordo comercial bilateral entre os dois países. O Congressista lembrou a força do agronegócio de Rondônia e falou sobre importação do calcário. “Nós plantamos comida, nós temos calcário, porém a Bolívia tem a ureia e o sal, dois produtos essenciais tanto para lavoura quanto para a pecuária”.
O parlamentar voltou a defender a implantação da balsa de forma alfandegada como um novo corredor comercial que irá transformar a economia da região da BR 429, e principalmente do município de Costa Marques, na reunião também foi discutida a ponte em Guajará Mirim. A reunião teve caráter positivo e ficou pré-agendado uma próxima audiência com o presidente da Bolívia Luis Alberto Arce na cidade de Lapaz.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também