Rondônia, quarta-feira, 15 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 12 de Junho de 2012 - 09h17

Em discurso, Cassol cobra definição e apoia servidores

Senado


Em discurso na tribuna do Senado, o senador Ivo Cassol (PP) fez um breve relato da “novela” da transposição dos servidores do estado de Rondônia para o quadro federal, cobrando uma definição de uma vez por todas das autoridades responsáveis. “Não é possível tanta enrolação, faz quase um ano que a presidente Dilma Roussef assinou o Decreto em Porto Velho e nada aconteceu até agora, nenhum servidor foi beneficiado”, cobrou.

Cassol lembrou que muitas vezes foi criticado e até vaiado por servidores quando dizia que as autoridades de Brasília estavam empurrando a transposição com a barriga, e que o processo não ia acontecer tão cedo. “Não existe vontade política por parte do Governo Federal, portanto não precisa comemorar que não vai sair tão cedo”, dizia Cassol quando ainda era governador, em 2010. Como que profetizando, as duras palavras do atual senador tornaram-se verdade, mais de dois anos depois nada de concreto aconteceu e os servidores voltam a Brasília para pressionar o Governo Federal em busca do sonho de ser transposto.

O senador Ivo Cassol lembrou as conversas e reuniões que teve com o então secretário de Recursos Humanos do ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, falecido em janeiro deste ano, quando ouviu do próprio secretário que seriam transpostos, se e quando acontecer, os servidores contratados até o ano de 1987, e não os contratados até 1991, como propagandeavam os políticos na época. “Onde quer que esteja o ex-secretário Duvanier será lembrado, mas eu não esqueci o que ele várias vezes me disse: não existe vontade do Governo Federal para fazer a transposição”, declarou Cassol.

Cerca de 1000 servidores, além de sindicalistas, prefeitos e deputados, são aguardados nesta semana em Brasília para protestar, acampar e se reunirem com as autoridades responsáveis pelo processo. O senador Ivo Cassol confirmou presença na reunião que acontecerá às 15:00 horas desta terça-feira, 12, com a bancada federal e representantes dos sindicalistas na Advocacia Geral da União, que recentemente recebeu os comprovantes de pagamentos e repasses da União ao Estado até o ano de 1991 e deverá emitir um parecer jurídico favorável dando legalidade para transpor os servidores contratados até este ano para que todos sejam beneficiados.

Segundo o senador Ivo Cassol, além da falta de vontade do Governo Federal o não recolhimento das contribuições previdenciárias durante anos pelos órgãos estaduais irão aparecer e serão cobrados. “Quem vai pagar essa conta? No passado descontaram dos servidores mas não repassaram para as aposentadorias, eu até fui alertado por um deputado federal para não lembrar deste detalhe mas não tem jeito, isso vai aparecer e a União não vai assumir, podem esperar mais essa para complicar o processo”, finalizou o senador.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions