Rondônia, 28 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Em Espigão, Expedito anuncia retorno de técnica da União

Quinta-feira, 17 Dezembro de 2009 - 15:05 | Assessoria


Nem mesmo a chuva que caiu na manhã da quinta-feira em Espigão do Oeste afastou os servidores da reunião programada pelos sindicalistas de Rondônia para esclarecimentos sobre a transposição aos quadros da União. Juntamente com os sindicalistas, Expedito Júnior (PSDB) levou informações sobre a condução do processo e, como tem feito em todas as cidades de Rondônia, respondeu aos questionamentos. A volta da técnica do Ministério do Planejamento, Vera Lúcia Rodrigues, a Rondônia foi anunciada por Expedito Júnior, como forma de esclarecer com segurança todas as dúvidas dos servidores. Ainda presente á reunião, o presidente do PSDB, Hamilton Casara.



O nascimento da então PEC 483, que em 2003 veio a se tornar a PEC 83, apresentada pela senadora Fátima Cleide (PT). Essa proposta teve problemas, em razão de que o senador paulista Aloízio Mercadante, também do PT, suprimiu a palavra estadual, prejudicando todos servidores rondonienses. Para que esses problemas não fossem mantidos, o presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil, Cícero Evangelista, falou que o deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO) foi fundamental, mas que se não fosse o apoio dado por Expedito Júnior, que transformou seu gabinete em um verdadeiro QG, onde eram feitas as reuniões.

Ele destacou ainda a união da bancada rondoniense no Congresso Nacional, mas principalmente dos servidores, que se mobilizaram no Estado e até mesmo em Brasília.

Expedito Júnior voltou a afirmar que os servidores até 1991 serão beneficiados, acabando com a dúvida entre os servidores, de que somente servidores até 1987 seriam atendidos. Mesmo fora do Congresso Nacional, ele afirmou que não lavou as mãos sobre o processo e que continua atento a todos os desdobramentos sobre a condução do processo em Brasília.

Os servidores do quadro de extinção, aposentados e pensionistas serão todos atendidos na transposição. Expedito Júnior falou ainda sobre outras categorias atendidas por ele, como os mototaxistas que, como os servidores rondonienses, pressionaram no Congresso para que a regulamentação da atividade fosse alcançada. Sem a pressão, Expedito disse que nem servidores nem mototaxistas teriam conseguido sucesso.

A categoria dos agentes nacionais de Saúde foi lembrada por Expedito, que comunicou aos presentes que na quarta-feira foi aprovado no Senado o piso nacional da categoria. Considerado por ele como mais um avanço à categoria, já atendida pelo projeto de sua autoria que dá adicional de insalubridade, Expedito falou que em Brasília os agentes de Saúde tem forte pressão e por isso continuam tendo benefícios aprovados.

Aos servidores que pretendem viajar ao final de ano e que ficam apreensivos, em razão da tramitação da transposição, foi comunicado que podem viajar, já que a regulamentação só deve ir a análise depois de fevereiro e, mesmo aprovada, os servidores terão após isso três meses para apresentarem sua documentação.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também