Rondônia, sexta-feira, 25 de setembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Sexta, 24 de Março de 2017 - 14h08

Em missão oficial na China, Deputado Federal Lúcio Mosquini busca soluções para crise da carne

da Assessoria


Em missão oficial na China, Deputado Federal Lúcio Mosquini busca soluções para crise da carne

Árduo defensor do setor produtivo rondoniense, o deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB-RO) encontra-se em missão oficial da Câmara dos Deputados na China. Em Pequim Mosquini participou de diversas reuniões com autoridades do alto escalão do Governo Chinês, em busca de soluções para a crise da carne brasileira.

Mosquini, que acompanha o líder do PMDB no Congresso Nacional, deputado federal Baleia Rossi (PMDB-SP), participou de quatro reuniões com representantes do governo chinês "em busca de uma saída menos traumática para o mercado brasileiro de carne bovina e frango".

Nesta quinta (23), a reunião foi com Wei Qiang, Diretor-Geral do Biró da América Latina e Caribe do Departamento Internacional do Governo Chinês e com Dou Enyong, Ministro-Adjunto do Departamento Internacional do Governo da China, o equivalente ao Itamarati (Ministério das Relações Exteriores) no Brasil.

A reunião mais importante foi nesta sexta-feira (24), com Li Jian, Presidente do Instituto da Cooperação Econômica e Comércio Internacional do Ministério do Comércio da China, na qual Mosquini defendeu a retomada das importações da carne brasileira, com exceção das indústrias investigadas e dos frigoríficos embargados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

"A carne bovina é importantíssima para a economia brasileira e rondoniense. Para se ter uma ideia, em janeiro e fevereiro deste ano metade de tudo o que foi exportado em Rondônia foi de carne bovina. Em seguida vem a soja. Em média são abatidos 200 mil animais por mês, mas em função da crise já houve uma redução de 40%. É muito preocupante, mas com diplomacia e transparência vamos vencer esta crise", afirmou Mosquini.

Rondônia não exporta carne processada, que recebe conservantes. A carne rondoniense, tanto para o mercado interno como para o mercado externo, é comercializada in natura, ou seja, congelada mas sem conservantes.

O Governo Chinês fez várias perguntas aos parlamentares sobre os fatos ocorridos e também solicitaram mais informações ao Palácio do Planalto.
As negociações estão caminhando para um rápido desfecho positivo ao Brasil, avalia o deputado Lúcio Mosquini.

Sobre a crise da carne

A crise se originou com a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal para investigar 21 frigoríficos suspeitos de participação em um esquema que liberava carnes sem a fiscalização adequada para venda fora e dentro do Brasil.

No entanto, das 4.837 unidades frigoríficas que o país tem, a suspeita recai sobre apenas duas dezenas delas, o que não evitou embargos ou suspensões temporárias emitidas por importadores como China, Hong Kong, União Europeia, Chile e Egito.

O Brasil responde por 7% do mercado mundial de alimentos. No ano passado, as exportações de frango e carne bovina somaram US$ 10,3 bilhões.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions