Rondônia, 08 de Dezembro de 2022
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Emenda de Hermínio garante assistência médica e medicamentos para populações ribeirinhas

Terça-feira, 27 Março de 2012 - 15:49 | ALE


O presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, deputado Hermínio Coelho (PSD), informou que o Governo Estadual já liberou recurso de emenda parlamentar de sua autoria, no montante de R$ 164.500,00 (cento e sessenta e quatro mil e quinhentos reais), a ser destinado à Associação Beneficente de Assistência Médica e Social às Populações Ribeirinhas do Vale do Guaporé e Mamoré da Amazônia Ocidental – ASBAMGUAMA, para garantir assistência médica e distribuição de medicamentos às comunidades ribeirinhas.



Segundo o deputado Hermínio Coelho o recurso é destinado ao atendimento da população ribeirinha que se concentra as margens dos rios Mamoré, Guaporé e seus afluentes, onde não há assistência médica estadual. “Será criado um calendário que possibilite a continuidade e o acompanhamento das ações a serem desenvolvidas, garantindo o direito de acesso destas pessoas a todos os serviços de saúde”, complementou.

De acordo com a presidente da ASBAMGUAMA, Ivone Ferreira Paiva, a estratégia é a descentralização do atendimento nas unidades de saúde da capital do Estado de Rondônia, promovendo acessibilidade a uma saúde de qualidade. Segundo ela, muitas destas regiões são consideradas de difícil acesso, se concentrando nestes locais famílias de baixa renda.

A presidente da ASBAMGUAMA discorreu sobre a operacionalidade da entidade na execução de projeto: “Devem ser atendidos estas populações que vivem dispersas e isoladas, às margens dos rios, sem posto de saúde, atendimento médico e odontológico. A assistência médica será realizada através de visita às comunidades ribeirinhas, com a permanência mínima de três dias por comunidade. Os exames clínicos serão realizados nas dependências do barco hospital, e também estão asseguradas as visitas domiciliares, visando atender àqueles ribeirinhos que se encontrarem acamados”.

No cronograma da ASBAMGUAMA consta o atendimento das seguintes localidades: Santa Rosa, Boa Hora, Rodrigues Alves, Surpresa, Renascença, Conceição, Forte Príncipe da Beira, Posto Fiscal, Pedras Negras, Rolim de Moura – Posto Fiscal e Polo Base, Puerto Villazon, El Cafetal, Unidade X, e Pimenteira do Oeste – Polo Base.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também