Rondônia, segunda-feira, 28 de setembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quarta, 08 de Fevereiro de 2017 - 15h08

Encontro de prefeitos promovido pelo governo busca soluções para demandas comuns

da Assessoria


Encontro de prefeitos promovido pelo governo busca soluções para demandas comuns

Com um auditório lotado com 46 prefeitos e 10 vices de todas as regiões de Rondônia o Encontro (workshop) sobre Governança para o Desenvolvimento, aberto em Porto Velho nesta quarta-feira (8), uniu o útil ao agradável, a convergência das demandas municipais, comuns a todos os gestores, com a resposta do Governo de Rondônia, em defesa de uma política pública de caráter continuado, que enfrente e dê solução para todas as demandas.

Promovido pelo Governo do Estado de Rondônia exatamente com o objetivo de discutir com os novos gestores temas e práticas inovadoras em gestão púbica, o encontro serviu também como um primeiro contato para muitos participantes, novatos no ambiente da administração pública, que tiveram a oportunidade de conhecer novos parceiros – o principal é o próprio Estado – e outros prefeitos, com quem ampliaram a discussão de assuntos que interessam ou afligem a todos, como a falta de recursos financeiros para o pagamento da folha, entre outros cujas soluções podem ser compartilhadas.

A intensão do Governo de Rondônia em reunir todos os gestores num mesmo lugar, visa estimular o compartilhamento de soluções duradoras para os problemas das gestões, e como bem disse o governador Confúcio Moura “estamos aqui para encontrar soluções para os problemas comuns dos municípios”. Para ele, os prefeitos precisam levantar a cabeça, trabalhar muito e mostrar que o Brasil tem jeito, numa alusão ao ambiente de crise que compromete a economia do País e de seus entes estaduais e municipais, chegando a citar a escalada da violência no Espírito Santo, como resultado da crise que é geral.

Considerado o principal desafio das novas gestões, a saúde pública não deveria ser motivo de embate ou de uma discussão mais ampliada, eis que a política do Estado para o setor chega a ser paternalista. Segundo o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Williames Pimentel, a responsabilidade do Estado foi ampliada de tal forma que a maioria dos municípios atualmente pouco realizam além da prestação dos serviços da atenção básica. Ele disse que são poucos os municípios que realizam os serviços de média e alta complexidade, o que tem sido feito em grande escala pelo Estado, com milhares de internações e procedimentos cirúrgicos, que muitos municípios deveriam fazer para não sobrecarregar as estruturas de saúde do Estado.

Além da Sesau, os prefeitos e vices presentes no encontro de Porto Velho contaram também neste primeiro dia com autoridades e técnicos da Secretaria da Agricultura (Seagri), Empresa de Assistência Técnica de Rondônia (Emater), Agência de Defesa Sanitária (Idaron), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Superintendência de Desenvolvimento do Estado (Suder), com suporte para atender a todos.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions