Rondônia, sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Segunda, 17 de Fevereiro de 2014 - 11h58

Euclides Maciel quer implantação do serviço social nos estabelecimentos escolares da rede estadual

Assessoria


Euclides Maciel quer implantação do serviço social nos estabelecimentos escolares da rede estadual
O deputado Euclides Maciel (PSDB) quer que o Poder Executivo implante o serviço social nos estabelecimentos escolares integrantes da rede estadual de ensino, em todos os níveis de escolaridade, com mais de 500 alunos.O deputado Euclides Maciel (PSDB) quer que o Poder Executivo implante o serviço social nos estabelecimentos escolares integrantes da rede estadual de ensino, em todos os níveis de escolaridade, com mais de 500 alunos. Projeto de lei com esse objetivo foi apresentado na Assembleia Legislativa e remetido para análise das comissões técnicas do Poder Legislativo.

Ao justificar a proposição legislativa, Euclides Maciel fez questão de observar que “a boa educação exige qualidade dos serviços aos usuários das escolas públicas do Estado, conforme previsto na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Hoje é fato visível e noticiado, nos meios de comunicação nacionais (rádios, TVs, jornais, sites, etc.) a dificuldade de relacionamento do aluno com o aluno, do aluno com o professor e vice-versa e inclusive do aluno com a família”.

O serviço social a ser implementado nas escolas, consoante o previsto no projeto de lei do deputado Euclides Maciel, atuará no enfrentamento e na prevenção de situações adversas aos bons princípios sociais, além de elaborar e executar outros projetos. Consta ainda do conteúdo geral da proposição a apropriação, por meio de pesquisa da realidade da população escolar e de seus familiares, assim como a elaboração e a execução de programas de orientações sócio familiar, visando prevenir a evasão escolar e melhorar o desempenho do aluno e sua formação para o exercício da cidadania, participar, juntamente com equipes multidisciplinares, na elaboração de programas que visem prevenir a violência, o uso de álcool e drogas, as doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e demais problemas de saúde pública, o desenvolvimento de um trabalho em rede com instituições públicas, privadas, assistenciais e organizações comunitárias, com vistas ao encaminhamento de pais e alunos para atendimentos de suas necessidades.

“Na realidade, vivenciamos um período de modificações adversas e rompimentos de padrões tradicionais da família com as mudanças culturais, sociais, de atitudes e comportamento das famílias, das crianças e dos adolescentes, fragmentando, assim, a unidade familiar, de modo geral estendendo as consequências a todos os segmentos da sociedade, principalmente no meio escolar, onde passam essas crianças e esses adolescentes, grande parte do tempo do seu dia a dia. Portanto, nosso projeto objetiva o enfrentamento de situações desse tipo”, comentou o deputado Euclides Maciel ao tempo em que destacou que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação assegura que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions