Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Expedito Júnior: crise força governo a acender a luz amarela

Quarta-feira, 23 Janeiro de 2008 - 15:55 | RONDONIAGORA.COM


O senador Expedito Júnior (PR-RO) disse nesta quarta-feira à Agência Senado não ter dúvidas de que o Brasil está mais bem preparado do que em anos anteriores para atravessar turbulências financeiras vindas do exterior, a exemplo da crise que se abate sobre os Estados Unidos e que tem repercutido nas principais bolsas de valores do mundo.

- Mas é necessário que o governo brasileiro acenda a luz amarela - aconselhou Expedito Júnior, apesar de reconhecer que as autoridades monetárias brasileiras estão atentas e cautelosas diante do problema, aguardando o desfecho da crise para adotarem medidas de preservação das finanças e do mercado de ações brasileiros.

Para o senador, a opção do Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, de diminuir a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual "demonstrou que a crise é séria". Segundo ele, o governo norte-americano "está em uma encruzilhada", diante de dois inimigos: a inflação e a recessão.

Expedito Júnior lembrou que, no final do ano passado, fez um pronunciamento da tribuna do Senado elogiando o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, quando o Brasil atravessou "com certa tranqüilidade" as primeiras turbulências da chamada 'crise da hipoteca' nos Estados Unidos. O senador acredita que o país tem de tudo para enfrentar um possível agravamento da atual turbulência, já que a economia está estável, com reservas cambiais da ordem de US$ 185 bilhões.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também