Rondônia, terça-feira, 21 de novembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 17 de Abril de 2008 - 17h48

Festcine Amazônia vai ao Acre, Puerto Maldonado e Cusco, no Peru

Festcine Amazônia


A jornada cultural do Festcine Amazônia Itinerante teve continuidade ao realizar exibições de filmes e vídeos ambientais nas principais cidades de Rondônia. Em Ariquemes a sessão aconteceu no Centro Cultural de Ariquemes (10 de abril). Na sexta-feira (11) a itinerância seguiu para Ji-Paraná cuja exibição foi realizada no Teatro Dominguinhos. No sábado (12) chegou à vez da itinerância se apresentar no município de Cacoal, no Teatro Cacilda Becker. No domingo (13) a equipe foi para Vilhena cujo Colégio Álvares de Azevedo recebeu um bom publico.Nos quatro municípios as sessões promovidas pelo Itinerante foi sucesso absoluto de público. “É estimulante para a equipe, o envolvimento das prefeituras e escolas das localidades por onde passamos, mobilizando professores e estudantes que formam grande parte do público das sessões do Festcine”, afirma Fernanda Kopanakis.

No próximo final de semana a itinerância faz exibições no vizinho estado do Acre, capital Rio Branco. A exibição acontece nesta sexta-feira, 18 de abril, no auditório da Escola de 2º. Grau Barão do Rio Branco. A equipe do Festcine realiza ainda exibições em duas cidades do Peru - Porto Maldonado, dia 20, domingo, e Cusco, dia 22, terça-feira. Em seguida segue para Manaus, Belém, Macapá, Boa Vista. O Itinerante faz exibições ainda na Colômbia e em Portugal (Coimbra) ainda com datas a serem definidas pelos organizadores.

Segundo o curador do Festival, Jurandir Costa – “A caravana do cinema ambiental tem o propósito de aproximação cultural entre os países vizinhos do Brasil, como Bolívia, Peru e Colômbia. Na Bolívia foram feitas exibições em Guayarámerim, Cachuela Esperanza e Riberalta, com uma platéia atenta as produções cinematográficas brasileiras, demonstrando desta forma a necessidade de políticas culturais e ambientais que aproximem cada vez mais essas comunidades. Ficamos felizes pois este trabalho pode ser feito através do cinema”, explicou.

Após a exibição no Acre, o Festcine Amazônia Itinerante entra em território Peruano para mais sessões nas cidades de Puerto Maldonado e a mítica cidade inca de Cuzco.

Segundo Carlos Levy, “a cidade de Puerto Maldonado é facilmente alcançado por meio de estrada totalmente asfaltada do lado brasileiro. De Rio Branco, Acre, onde a Itinerância também realiza sessões de filmes e vídeos, pode-se ir de ônibus ou de carro até a cidade de Assis Brasil, na tríplice fronteira Brasil-Peru-Bolívia. Ali, atravessando uma ponte recém-construída, chega-se à cidade peruana de Iñapari, onde se pode alugar um táxi até Puerto Maldonado, cidade do Peru, capital do departamento Madre de Dios e da província de Tambopata, com cerca de 38 mil habitantes”. Em Puerto Maldonado os filmes serão exibidos no Teatro Municipal, domingo dia 20 de abril.

“Consideramos de extrema importância à aproximação dos brasileiros principalmente com esse conteúdo audiovisual, lúdico e informativo que o Festcine Amazônia Itinerante programou para esta sessão que acontece no domingo. Acreditamos que a iniciativa trará benefícios não apenas culturais para nossos estudantes e para população em geral, mas servirá ainda para estabelecer mais um valioso laço entre brasileiros e peruanos”, ressalta com entusiasmo o diretor do Instituto Nacional de Cultura, José Oswaldo Moleiro.
Os produtores culturais rondonienses do Festcine Amazônia Itinerante estão sendo aguardados em Cusco, onde o Instituto Nacional de Cultura dará todo o apoio nessa integração. A exibição está programada para terça feira, 22 de abril, a partir das 19h00, na Casa Garcilazo.

O Distrito de Cusco é uma cidade do Peru situada no sudeste do Vale de Huatanay ou Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes, com população de 300.000 habitantes. É a capital do departamento de Cusco e da província de Cusco. Seu nome significa "umbigo", no idioma quíchua. Era o mais importante centro administrativo e cultural do Tahuantinsuyu, ou Império Inca. Lendas atribuem a fundação de Cusco ao Inca Manco Capac no século XI ou XII. As paredes de granito do palácio inca ainda estão lá, bem como monumentos como o Korikancha, ou Templo do Sol. A área circunvizinha, situada no Vvale de Huatanay, tem uma agricultura forte, com o cultivo de milho, cevada, quinoa, chá e café, além da mineração de ouro.

O Festcine Amazônia Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura / Fundo Nacional de Cultura, Petrobrás através da Lei Rouanet, tem ainda o apoio da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Unir, Secel e Prefeitura de Porto Velho.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions