Rondônia, 24 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Garçon vai ao Incra tratar de assentamentos

Sábado, 29 Março de 2008 - 10:56 | Assessoria


O deputado Federal Lindomar Garçon (PV-RO), conversou esta semana com o superintendente do Incra em Rondônia, Carlino Lima e abordaram a atenção que o Incra está dando ao projeto de assentamento florestal, o Jequitibá.



Ele esclareceu ainda que a fonte econômica do projeto se sustenta em duas variantes, a primeira é a produção madeireira com manejo florestal comunitário, e a segunda são os sistemas agro-florestais que associam espécies florestais, com árvores frutíferas e agrícolas.

Esse assentamento, segundo o superintendente do Incra Carlino Lima informou ao deputado, tem como prioridade o uso múltiplo da floresta, com o aproveitamento de madeiras, cipós, frutos, plantas medicinais e ornamentais.

Ele esclareceu ainda que a fonte econômica do projeto se sustenta em duas variantes, a primeira é a produção madeireira com manejo florestal comunitário, e a segunda são os sistemas agro-florestais que associam espécies florestais, com árvores frutíferas e agrícolas.

Sobre o processo de seleção dos agricultores para o assentamento o superintendente, explicou que apenas as pessoas que se enquadrarem no perfil de assentados terão direito a terra.

Durante a conversa, Garçon apresentou sua preocupação com o processo de seleção das famílias, e informou que agricultores que estão na área antes do projeto, estão apreensivos com a possibilidade de perderem o direito a posse da terra. O deputado solicitou também a presença mais efetiva do Incra na área para evitar um possível conflito entre os agricultores.

O superintendente informou ao deputado que isso não vai ocorrer, porque uma das primeiras providências adotadas pelo Incra foi a de cadastrar as pessoas que habitam a área, e a segunda a seleção daquelas que atendem ao perfil de beneficiário da Reforma Agrária. Isso já foi feito pelo Incra, garantiu o superintendente ao parlamentar.

Garçon solicitou que o INCRA respeite o direito de posse dos agricultores que estão na área antes mesmo do projeto de assentamento. Carlino Lima garantiu ao parlamentar que esse direito será respeitado, acrescentando que tudo está sendo feito na legalidade para garantir terra aos agricultores.

Ficou acertado após a conversa, que representantes do INCRA estarão no projeto, na Vila da Eletronorte, no dia 08 de abril, onde na oportunidade serão anunciados os nomes das 300 primeiras famílias que serão beneficiadas pelo Projeto de Desenvolvimento Sustentável de Base Florestal (PDS) Jequitibá.

Carlino Lima informou ao deputado, que o Incra dispõe de recursos para dotar o assentamento de estrutura básica, mas que vai precisar de novos recursos que poderão vir através de emendas de parlamentares.

Garçon se colocou a disposição do Incra para inclusão de emendas para ajudar as famílias do projeto Jequitibá.

Garçon, parabenizou a atual superintendência do Incra em Rondônia, pelo trabalho que vem realizando em apoio ao homem do campo.

Segundo Garçon,o Incra está vivendo novos tempos em sua administração, que há muito não se via, e a população rural começa a sentir os resultados positivos desse trabalho.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também