Rondônia, 08 de julho de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Governador Marcos Rocha relata ataque com mísseis em Israel e diz que comitiva de Rondônia ainda está em bunker

Domingo, 15 Junho de 2025 - 19:56 | Redação


Governador Marcos Rocha relata ataque com mísseis em Israel e diz que comitiva de Rondônia ainda está em bunker

Em meio à escalada do conflito entre Israel e Irã, autoridades brasileiras que estão no território israelense aguardam apoio para deixar a região. 

Diante da situação, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, afirmou que as autoridades brasileiras serão escoltadas pelas Forças de Defesa de Israel até a Jordânia na manhã desta segunda-feira (16). A operação está sendo negociada diretamente com a embaixada de Israel no Brasil, segundo o parlamentar.

Entre os 41 brasileiros presentes na área de risco está a comitiva do estado de Rondônia, liderada pelo governador Marcos Rocha. Também integram o grupo o secretário de Integração, Augusto Leonel de Souza Marques; o secretário-chefe da Casa Militar, Valdemir Carlos de Góes; a chefe de Agenda do Governador, Maricleide Lima da Fonseca; a chefe de Gabinete, Rute Carvalho Silva Pedrosa; e o chefe de Mídias, Renan Fernandes Barreto.

Em mensagem enviada diretamente de Israel, o governador Marcos Rocha relatou o clima de tensão vivenciado pela delegação:

“Estamos em um bunker aqui em Israel. Minutos atrás, mísseis foram lançados contra o país, mas, graças a Deus, todos foram interceptados antes de atingir o solo. Mesmo diante dessa realidade, seguimos trabalhando pelo nosso estado. Hoje, realizamos reuniões importantes com secretários e deputados, com o objetivo de dar sequência ao nosso planejamento de entregas para Rondônia. A todos que têm familiares aqui, estamos atentos: o governo de Israel tem prestado apoio e segurança. Seguimos firmes, em oração e com fé de que tudo isso termine em breve. Que Deus continue nos protegendo. Um forte abraço. Que estejamos todos com Deus.”

A Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, presidida pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), já realizou o levantamento das autoridades brasileiras presentes em Israel e solicitou apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) para o retorno seguro do grupo ao país.

Além da comitiva de Rondônia, integram a delegação brasileira representantes dos governos do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, membros do Consórcio Brasil Central, prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de diversos estados.

No sábado (14), o Grupo Parlamentar Brasil-Israel emitiu nota criticando o posicionamento do governo brasileiro frente ao conflito, e apontando que a postura adotada estaria dificultando as negociações para retirada das autoridades nacionais. Até o momento, nem o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) nem a embaixada de Israel no Brasil confirmaram oficialmente as informações divulgadas pelo senador Carlos Viana.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também