Rondônia, domingo, 18 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 02 de Março de 2010 - 11h57

GOVERNO DIZ QUE VAI AGUARDAR ESTUDOS JURÍDICOS SOBRE CRIAÇÃO DO NOVO MUNICÍPIO

RONDONIAGORA


GOVERNO DIZ QUE VAI AGUARDAR ESTUDOS JURÍDICOS SOBRE CRIAÇÃO DO NOVO MUNICÍPIO

O governador Ivo Cassol (PP) e o vice-governador João Cahulla (PPS) irão aguardar o parecer jurídico sobre a criação do novo Município de Extrema para só depois disponibilizar as ações necessárias do Estado para a viabilização política e administrativa necessárias a localidade na Ponta do Abunã. Em reunião nesta terça-feira com a Comissão da Emancipação, Cahulla e Cassol explicaram que a questão ainda precisa ser definida, como a edição de Lei Federal a respeito. A ausência da norma impede a criação de novos municípios, situação alterada a partir da Emenda a Constituição Federal 15/1996.

Durante o encontro, que contou ainda com a participação do deputado Valter Araújo, tanto Cahulla como Cassol anunciaram o apoio a criação de Extrema, mas estão cautelosos. Os governantes anunciaram presença na região durante o final de semana e pretendem anunciar benefícios.

Para Valter Araújo a situação é simples: agora o TRE encaminha a Assembléia de forma oficial o resultado do Plebiscito e os deputados irão publicar decreto legislativo formalizando a criação. Mas a tarefa não é tão simples. Pelo lado positivo, Valter cita o Artigo 42, Das Disposições Constitucionais da Constituição de Rondônia, que definia a realização de plebiscito na localidade, fato que foi consumado somente no domingo. Pela Constituição Federal em seu Artigo 15, há necessidade de Lei Federal complementar. E isso ficou claro no julgamento do Recurso apresentado pelo Ministério Público Federal no final do ano passado.

A inércia é mesmo do Congresso Nacional. No final de 2.008 os deputados e senadores tinham tudo para regulamentar a criação dos novos municípios, mas preferiu regularizar apenas os que já tinham sido criados informalmente até 2006 e aprovou Emenda Constitucional com as regras, que tem valor mas somente para casos específicos.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions