Política
Governo faz alteração no Orçamento para pagar convênios da Saúde às prefeituras
Sábado, 14 Fevereiro de 2026 - 19:44 | Redação

Neste sábado de Carnaval, o governador Marcos Rocha assinou decreto abrindo crédito suplementar no valor de pouco mais de R$ 14 milhões para atender pagamentos de convênios e serviços na área de Saúde. A maior fatia –cerca de R$ 12 milhões – será desembolsada para pagamento de repasses às prefeituras, que mantém atendimento de hemodiálise, pronto atendimento e serviços ambulatoriais. O decreto foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado neste sábado.
A semana terminou com cobranças do vice-prefeito de Cacoal, Toni Pablo, sobre os atrasos no convênio para garantir diálise a 175 pacientes da região central, responsabilidade do Estado. Também houve cobranças em Vilhena, onde o Governo assumiu o Hospital Regional, e o assunto virou debate político já que o atual prefeito Flori Cordeiro é pré-candidato ao Governo de Rondônia.
São Pelegrino pede ajuda
Já o Instituto São Pelegrino, que atende pacientes oncológicos, resolveu suspender o atendimento a mais de 1 mil pacientes por falta de pagamento do convênio firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Um dos pacientes chegou a procurar o local para cumprir as etapas do tratamento de radioterapia mas foi mandado para o Hospital de Base, informando que o São Pelegrino não atenderia mais paciente do convênio com o Estado.
Calo na Saúde
Nesta semana, a imprensa informou também que o governador Marcos Rocha determinou a abertura de investigação interna sobre pagamentos de contratos firmados pela Sesau através do Fundo Estadual de Saúde. Rocha chegou a pensar em exonerar o atual secretário Jefferson Ribeiro, mas desistiu da ideia, e hoje a Saúde tornou-se um dos grandes problemas no centro político da sucessão estadual.