Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Instituto elege melhores prefeitos

Domingo, 01 Dezembro de 2013 - 08:59 | RONDONIAGORA


Instituto elege melhores prefeitos

OURO PRETO, JI-PARANÁ E MACHADINHO ESTÃO ENTRE AS MELHORES AVALIAÇÕES



O Instituto Phoenix inicia o mês de dezembro com a avaliação dos melhores gestores de Rondônia. Nesta edição, são divulgados os 10 primeiros prefeitos do Estado. Nas próximas edições do mês, os 10 piores também serão publicados pelo jornal Rondoniagora. E para fechar o ciclo de pesquisas por regiões, o Phoenix se comprometeu a entregar os dados da Região do Vale do Jamari, importante polo econômico que vem recebendo grandes investimentos de infraestrutura.

Segundo o diretor do Phoenix, Juvenil Coelho, para chegar aos números dos índices de aprovação dos prefeitos os pesquisadores pedem ao entrevistado que dê uma nota de 0 a 5 ao gestor. De 0 a 2 varia de sofrível a ruim e de 3 a 5 de regular a excelente.  Com esses dados o estatístico chega ao cálculo do Índice de Aprovação Popular (IAP). Com os dados recebidos durante o ano, o instituto chegou as seguintes conclusões.

Alex Testoni (PSD), prefeito de Ouro Preto do Oeste, é o campeão com 77,3% de aprovação. Considerado um dos melhores nomes dos quadros do PSD para disputar o Governo de Rondônia, o chefe do Executivo de Ouro Preto priorizou a gestão eficaz economizando com salários e despesas da municipalidade. Com os recursos em caixa, ele conseguiu manter a cidade limpa, acabar com a buraqueira nas vias públicas e construir calçadas, além de iluminar o município. Com apoio do irmão, Jaques Testoni (PSD), e do diretor-geral do DER, Lucio Mosquni, Alex garantiu grandes projetos de urbanização e turismo. Ouro Preto, em breve, será uma das cidades mais bonitas do Estado.

Herdeiro de grandes problemas estruturais, principalmente no 2º Distrito, Jesualdo Pires (PSB), prefeito de Ji-Paraná, é o segundo melhor avaliado. Ele recebeu 72,3% de índice de aprovação. Engenheiro, Jesualdo reuniu uma boa equipe de técnicos e mandou fazer projetos e enviar para Brasília. Já garantiu recursos para esgoto e aguarda os R$ 200 milhões da drenagem na cidade para acabar de vez com as alagações. Na gestão de Jesualdo, o Governo de Rondônia iniciou grandes projetos, a exemplo do anel viário, 50 quilômetros de asfalto e no próximo ano inicia o novo aeroporto. Com apoio do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), Jesualdo também conseguiu a duplicação da BR-364 e o viaduto para desafogar o trânsito entre os dois distritos e que também serve de corredor para a rodovia.

O prefeito de Machadinho do Oeste, Marinho da Caerd (PV), pontou em terceiro lugar. Obteve 68,8% de aprovação popular. O gestor enfrenta problemas com  a destinação adequado do lixo, mas ganha pontos com a população ao manter a cidade limpa e urbanizada. Ele aguarda a chegada da usina do Rio Machado e os recursos de compensação para transformar a cidade.

Laerte Queiroz (PSDB), prefeito de Nova Mamoré, chega em quarto lugar com 65,6%. Ele tem feito a gestão semelhante ao prefeito de Ouro Preto, economizando recursos e o que sobra em caixa mantém a limpeza da cidade e aplica em infraestrutura.

Em quinto lugar está o prefeito de Espigão do Oeste, Celio Renato (PMDB). Ele pontuou 65,5% de aprovação. A cidade, rica em minério e com uma reserva indígena que corta o município, tem gerado desenvolvimento com a gestão do prefeito Celio.

O prefeito de Cacaulândia, Edmar Amorim (PMN), chega em sexto lugar com 61,4%. Em sétimo, aparece o prefeito de Santa Luzia, Jurandir Oliveira (PMDB), com 59,3%. Em oitavo Marcão da Farmácia (PMDB) de Alto Paraíso com 55,6% e em décimo Izael Dias (PMDB) de Cabixi com 54,2%.

Veja 49 prefeitos melhores avaliados

O Phoenix também divulga nesta edição a avaliação de 49 prefeitos por região. Na Região do Madeira, que compreende Nova Mamoré, Candeias, Itapuã, Guajará-Mirim e Porto Velho, quem saiu na frente foi o prefeito Laerte Queiroz (Nova Mamoré). Ele pontuou 65,6%. Dinho de Candeias ficou em segundo lugar com 51,6%. O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), amargou a última posição com 11,5%. Por sinal, Nazif teve a pior das avaliações dos 49 prefeitos, segundo constatou o Phoenix.

Na chamada Região da Produção, que compreende Cacaulândia, Alto Paraíso, Buritis e Ariquemes, o prefeito Edmar Amorim (Cacaulândia) ganhou com 61,4%. O prefeito de Ariquemes, Lorival Amorim (PMN) ficou em último com 34,4%.

O Phoenix também avaliou os prefeitos da Grande Ouro Preto, Região Central, Região do Feijão, Vale do Guaporé, Quadrilátero do Café, Vale do Jamari e Cone Sul.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também