Rondônia, 29 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Interatividade social marca o dia de Conscientização da Violência Contra o Idoso

Terça-feira, 16 Junho de 2015 - 08:25 | Assessoria


Interatividade social marca o dia de Conscientização da Violência Contra o Idoso
O dia 15 junho é um marco na historia mundial na Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Pensando nisso, a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Airton Gurgacz, em parceria com o SENAC, e o Centro de Convivência do Idoso – CCI, realizou nesta terça-feira, uma manhã de integração social com os idosos que freqüentam o CCI e a Casa do Ancião.



Foram oferecidos serviços de corte de cabelo, aferição de pressão, maquiagem, massagem, esmaltação entre outros. Ceila Rodrigues, gerente responsável pelo SENAC, ressaltou a felicidade de um idoso ao ser lembrado. “Pra eles é uma felicidade imensa, tem muitos que não tem esse divertimento, essa interatividade, e para nós do SENAC, é um prazer muito grande participar dessa ação, disponibilizando as atividades que nossos alunos são capacitados“, ressaltou.

A Casa do Ancião que é um instituto estadual de longa permanência, vinculada à SEAS, para abrigar os idosos a partir dos 60 anos que passam por abandono ou maus-tratos, participou de forma direta com os idosos que tiveram uma manhã fora do habitual. Saliama Maria, técnica de enfermagem responsável pelos idosos, enfatizou o quão importante foi a ação para os moradores da casa, que quase nunca passam por atividades externas. “Fazemos questão de trazê-los hoje, por que é gratificante ver o sorrio no rosto deles. E só em pensar que na casa eles não tem família, não tem visitas, esse contato com os idosos aqui do centro é muito importante. E hoje acima de tudo, nós estamos felizes por eles estarem felizes”.

O deputado Airton acompanhou de perto a euforia dos idosos que além dos serviços, participaram de concursos de danças, jogos, e expuseram trabalhos que eles próprios confeccionam no Centro. Airton lembrou que existe uma preocupação maior com os órgãos do estado que não dão a devida atenção ao grupo, que precisa de cuidados extremos. Ouviu de perto os anseios, e propões a cobrar dos responsáveis melhorias tanto no Centro de Convivência, quanto na Casa do Ancião. “Hoje com a comissão, nós temos uma noção do descaso que acontece com nossos idosos, e não poderíamos lembrar desse dia com tristeza, mas sim com diversão. E o nosso intuito além desse, foi conhecer mais um pouco de vocês que hoje só nos trouxeram alegria com esses sorrisos. Nós nos comprometemos em cobrar do estado e da prefeitura, melhorias para a população da melhor idade”, discursou o deputado. Airton mais uma vez agradeceu o apoio do SENAC pela prestatividade. Agradeceu também a Casa do Ancião pela disponibilidade dos idosos; Ao centro pelo apoio logístico, e a toda equipe envolvida na ação. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também