Rondônia, quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 08 de Outubro de 2015 - 15h28

Investir nos pequenos produtores é salvação para municípios, diz Laerte Gomes

Ivonete Gomes


Investir nos pequenos produtores é salvação para municípios, diz Laerte Gomes
A falta de políticas públicas para o setor produtivo do estado de Rondônia foi censurada pelo deputado estadual Laerte Gomes (PEN) durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa. O parlamentar alertou para a importância de investimentos que fomentem o aumento de produtividade no campo, principalmente em propriedades onde há a prática de agricultura familiar. Segundo Laerte, os pequenos produtores rurais impulsionam a economia, salvando os municípios do caos gerado pela estagnação de receita.

“Eu tenho andado nos municípios pequenos, médios e grandes e tenho visto o sofrimento de comerciantes fechando as portas e jovens indo embora. Está na hora de investir na agricultura, setor que faz a roda da economia girar, para que dentro de dois ou três anos saiamos dessa crise”, disse Laerte.

O deputado sugeriu ao governo agir de forma imediata, criando e subsidiando programas que sejam direcionados à aptidão produtiva de cada município. Nas lavouras de café, Laerte Gomes cobrou do Executivo a doação de mudas da cultivar clonal BRS Ouro Preto, desenvolvida pela Embrapa.

“Os cafeicultores que fizeram a substituição da lavoura convencional pelos clones aumentaram significativamente a produtividade. Vejo isso no meu município de Alvorada do Oeste. Tem produtor colhendo 250 sacas em um alqueire”.

O deputado disse, ainda, que o governo deve propor parcerias com o Legislativo e todos os setores envolvidos no setor primário para aplicar soluções que resultem no aumento de produção dos pequenos produtores.

“Falo dos pequenos com muito respeito aos grandes produtores, porque os grandes caminham sozinhos. Basta que o governo não atrapalhe”.

Laerte Gomes finalizou o pronunciamento afirmando que já discutiu o tema com o governador Confúcio Moura (PMDB) e secretário de agricultura, Evandro Padovani. Lembrou da preocupação dos prefeitos com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e arrecadação.

“O governo precisa fortalecer os produtores para fortalecer os municípios. Quando o município é forte, o estado fica forte e arrecada mais”, finalizou Laerte Gomes, sendo, em seguida, elogiado pelo deputado Marcelino Tenório (PRP).


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions