Rondônia, quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 27 de Março de 2014 - 13h59

Jaques Testoni oferece primeiro curso de xadrez para professores de Ouro Preto do Oeste

Assessoria


Jaques Testoni oferece primeiro curso de xadrez para professores de Ouro Preto do Oeste
O deputado Estadual Jaques Testoni (PSD), autor da Lei Nº 2.740, de março de 2013, em vigor no Estado que introduz o xadrez nas escolas públicas, prestigiou a abertura do curso, acompanhado da prefeita em exercício Joselita Araújo (PMDB) e Genedite Torres, coordenadora regional de ensino da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).Professores da Escola Municipal Edna Carioca Gonzalez iniciaram na última semana o curso de capacitação de métodos de xadrez pedagógico, no Espaço do Xadrez do Teatro Municipal.
O deputado Jaques e o professor Elder estimularam os professores ao destacar que, a interação de estudantes com este esporte é uma forma de repassar capacidade de cálculo da lógica da matemática, desenvolve a autoestima e o senso ético. “Este é um dos projetos que eu mais tenho orgulho de ter contribuído ao longo do mandato de deputado. O emprego do xadrez como instrumento pedagógico já dá frutos, e está se multiplicando nas escolas do Estado”, valoriza.
O professor de educação física Elder Pedri Valença, coordenador do projeto de xadrez nas escolas de Ouro Preto do Oeste, disse: “Este projeto está se tornando realidade graças à visão positiva que a administração enxergou ao dar apoio à implantação da disciplina do xadrez nas escolas, ao esforço do deputado Jaques e sua equipe, e a aceitação pelos educadores das Secretarias Estadual e Municipal de Educação”.
O projeto de xadrez nas escolas apresentou números positivos destacado no evento com os professores. De setembro de 2013 até o momento, o Espaço do Xadrez aplicou o aprendizado a 200 estudantes da rede municipal e 150 alunos das escolas estaduais.
Competições
No ano passado, a cidade foi sede da 3ª Copa Ouro Preto de Xadrez, competição estadual que serviu para medir o quanto o esporte contribui na vida de alunos praticantes. A prefeita Joselita parabenizou o deputado e sua equipe, e disse que a adesão dos educadores é fundamental para o sucesso do projeto.
O médico pioneiro Ricardo Dias Llivi Ibãnes, adepto do xadrez, é um dos apoiadores do projeto, prestigiou a abertura do curso, e na ocasião defendeu que ensinar xadrez para crianças nos tempos atuais é imperativo: “Tem que dar disciplina para o indivíduo respeitar, o xadrez condiciona a criança a pensar antes de agir, a se sentar diante do adversário e respeitá-lo”.
De acordo com Genedite a Secretaria já definiu a graduação do professor Elder Valença como coordenador e formador do projeto de xadrez, “essa é uma forma levar a prática da atividade do xadrez a sério”.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions