Rondônia, 28 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Jean Oliveira elogia Executivo pelo contrato da dragagem do rio Madeira

Quinta-feira, 17 Novembro de 2016 - 17:40 | Da Assessoria


Jean Oliveira elogia Executivo pelo contrato da dragagem do rio Madeira
O deputado Jean Oliveira (PMDB) elogiou o Executivo Estadual pelo contrato que assinou juntamente com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, que possibilitará, a partir de 2017, a dragagem do rio Madeira, transformando o trecho de Porto Velho a Manaus efetivamente em uma hidrovia. O fato ocorreu quando da vinda do ministro a Porto Velho, no último dia 3 de novembro.



Jean Oliveira, mesmo sabendo tratar-se de uma obra de responsabilidade da esfera federal, sempre lutou pelo seu acontecimento devido sua importância para Rondônia e sua capital, Porto Velho. Lembra que em março de 2015 apresentou indicação na Assembleia Legislativa reivindicando do Governo do Estado que cobrasse do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) e da bancada federal de Rondônia a continuidade e maior celeridade nas obras de dragagem do rio Madeira no trecho compreendido de Porto Velho até sua foz no rio Amazonas.

Histórico

O deputado também lembrou que em 07/08/2014 o Portal Brasil ( o portal do Governo Brasileiro) publicou que a “Dragagem do rio Madeira será iniciada até 5 de setembro”, no caso, de 2014. Dizia ainda a matéria: “A licitação para os serviços de monitoramento, dragagem de manutenção, balizamento e sinalização da hidrovia será realizada até o fim de 2014. O contrato será firmado pelo período de cinco anos”.

O parlamentar disse que deste à época se está esperando a realização da dragagem na extensão dos 1.086 quilômetros da hidrovia do rio Madeira. A assinatura do contrato, à época, ocorreu durante o Roadshow realizado na capital rondoniense para apresentação de resultados do Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica e Ambiental (EVTEA) e dos projetos básico e executivo para melhoramentos na Hidrovia do Rio Madeira, Mamoré e Guaporé, a cargo do consórcio Leme/Petcon, contratado para elaboração dos estudos.

“Esperamos que saia”

A assinatura do contrato que possibilitará a dragagem do rio Madeira, a partir de 2017, segundo o deputado, é uma importante conquista do Estado de Rondônia, uma vez que a hidrovia do rio Madeira é considerado fundamental para o desenvolvimento regional, devido à sua posição estratégica, localizado entre Porto Velho e a sua foz no rio Amazonas (AM). “Esperamos que desta vez realmente a obra seja realizada”, disse o deputado.

O rio Madeira, afluente da margem direita do rio Amazonas, é um pilar tanto para o transporte de passageiros como de escoamento para os mercados externos da produção de grãos do Centro-Oeste, sendo uma alternativa eficaz para minimizar a saturação do modelo baseado no binômio Rodovia-Portos de Santos e Paranaguá.

Quando apresentou a indicação na Assembleia Legislativa, em março de 2015, cobrando do governo do Estado providência quanto à dragagem da Hidrovia do Rio Madeira, o deputado Jean Oliveira dizia que diante da importância da obra pra região, esse trabalho não podia continua parado ou ficar parado ou numa lentidão quase parando.

“Estamos acreditando que dessa vez a dragagem da hidrovia do rio Madeira saia. Estamos esperando já um bom tempo. Esperamos que não aconteça, o que está ficando comum no nosso Estado, com relação a algumas obras federais, ou não acontecem ou acontecem pela metade. Estamos acreditando que agora vai ser realizada a dragagem do rio Madeira”, disse o deputado Jean Oliveira. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também