Rondônia, 25 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Jean Oliveira fala sobre o Dia Mundial da Água

Quarta-feira, 23 Março de 2016 - 14:55 | Da Redacao


O Dia Mundial da Água foi lembrado e comentado nesta terça-feira (22) pelo deputado Jean Oliveira, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia. “ É bom ninguém esquecer de que a vida em nosso planeta seria impossível sem a água doce. E a disponibilidade desse recurso natural está cada vez mais ameaçada”, observou o parlamentar.

Jean Oliveira disse que é importantíssima a adoção de pequenas atitudes de todos nós, que podem fazer uma grande diferença no futuro, pois desperdiçar água é muito fácil, devido hábitos que adquirimos desde criança de não valorizar o precioso líquido. “Uma torneira que pinga uma gota por segundo, por exemplo, pode desperdiçar dez mil litros de água por ano. Um vaso sanitário mal ajustado pode causar o desperdício de 200 mil litros de água anualmente. Nos jardins e outros terrenos irrigados, pode-se perder até 50% da água utilizada, devido à evaporação”, citou o deputado.

O presidente da Comissão do Meio Ambiente, disse que o problema do acesso à água potável é enfrentado em todo o mundo. De acordo com as Nações Unidas, em 2003, mais de 1 bilhão de pessoas não tinham acesso à água potável e 2,4 bilhões estavam sem instalações sanitárias. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no mesmo ano, dos 49,1 milhões de domicílios pesquisados, 82,5% tinham água canalizada e apenas 69% tinham serviço de esgoto.

 “O Dia Mundial da Água, instituído pela ONU, tem como objetivo central conscientizar a população sobre a importância dos recursos hídricos, haja vista que o uso inadequado da água tem provocado a escassez em diversas regiões, como a crise hídrica que recentemente afetou a Região Sudeste do país. Diante disso, precisamos nos preocupar constantemente em destacar a função de cada indivíduo no que diz respeito à boa utilização da água”, ressaltou o deputado.

Diante do quadro Jean Oliveira disse que se faz necessário ação, por meio de programas e projetos, para conscientização sobre a importância da preservação e o uso adequado da água, lembrando sempre que a água é o recurso natural do mais alto valor econômico, estratégico e social, já que todos os setores de atividades humanas necessitam dela para desempenhar suas funções.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também