Rondônia, sexta-feira, 5 de junho de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Sexta, 17 de Abril de 2020 - 10h50

Jean Oliveira propõe a criação urgente do Fundo Especial para o enfrentamento da pandemia do coronavírus

da Assessoria


Jean Oliveira propõe a criação urgente do Fundo Especial para o enfrentamento da pandemia do coronavírus

O deputado Jean Oliveira (MDB) apresentou indicação na Assembleia Legislativa, onde aponta ao Governo do Estado, a necessidade urgente de que seja enviado ao Parlamento Projeto de Lei Complementar, instituindo o Fundo Especial para o Enfrentamento da Pandemia decorrente do Coronavírus (Covid–19), nos moldes do anteprojeto de Lei Complementar apresentado junto a indicação.

Na proposta do deputado, o Fundo Especial tem o objetivo de assegurar recursos financeiros para a prevenção, combate ao contágio e tratamento da população infectada, e para a mitigação das suas consequências políticas, sociais e econômicas, no âmbito do Estado de Rondônia.

O Fundo Especial, instrumento de captação e aplicação de recursos financeiros, segundo a proposta, será vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), onde tem sua estrutura administrativa, de execução e controle contábeis, inclusive para efeito de prestação de contas.

Receita do Fundo

A proposta do deputado aponta que a receita do Fundo Especial será constituída de: I – recursos de fundos públicos do executivo e de outros poderes e instituições; II – transferências financeiras da União ou do Estado, destinadas à execução de medidas de enfrentamento da pandemia; III – recursos provenientes de doações, contribuições em dinheiro, valores, bens móveis e imóveis, que venha receber de pessoas naturais ou jurídicas, públicas ou privadas, nacionais ou internacionais; IV – rendimentos de qualquer natureza, que venha a auferir como remuneração decorrente de aplicações financeiras; e, V – outras fontes não especificadas anteriormente.

A proposta estabelece que é o secretário da Sesau a competência para a administração e destinação dos recursos do Fundo Especial. Fica também estabelecida na propositura que a aplicação dos recursos financeiros do Fundo Especial será fiscalizada e acompanhada pelos órgãos competentes, Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Ministério Público do Estado de Rondônia, Assembleia Legislativa e Controladoria Geral do Estado (CGE).

Na proposta apresentada pelo deputado Jean Oliveira, concluído o objeto justificador da instituição do Fundo Especial, a eventual sobra de recursos apurado em balanço contábil, será transferida ao Fundo Estadual de Saúde do Poder Executivo.

“Esperamos que o Executivo tenha pressa e encaminhe o Projeto de Lei Complementar, instituindo o Fundo Especial para o Enfrentamento da Pandemia decorrente do Coronavírus à Assembleia Legislativa, para que possamos votar, aprovar, para que esses recursos ajudem nessa luta de combate à essa pandemia que é uma preocupação de toda população”, disse o deputado Jean Oliveira.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions