Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Jesualdo contesta informações publicadas em revista

Terça-feira, 04 Maio de 2010 - 16:45 | RONDONIAGORA


Jesualdo contesta informações publicadas em revista
Ao afirmar que Rondônia é o terceiro Estado mais rico da região Norte, sendo responsável por 10,8% do PIB da região, o deputado Jesualdo Pires (PSB) usou da tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (4) para contestar o que foi publicado pela revista Época sobre o desenvolvimento do Estado após o início das obras da Usina de Santo Antônio.



“Não posso concordar com a afirmativa de que Rondônia só atraiu indústrias e maior desenvolvimento após o início dessa volumosa obra. Apesar de ser um Estado jovem (criado em 1982), Rondônia possui o terceiro maior índice de desenvolvimento humano, o terceiro maior PIB per capita, a segunda menor taxa de mortalidade infantil e a terceira menor taxa de analfabetismo entre todos os Estados das regiões Norte e Nordeste do país. Portanto, solicito que a Assembleia Legislativa encaminhe uma carta à direção e editoria da revista Época, mostrando toda a potencialidade deste Estado, para que seja providenciada a devida reparação dos dados divulgados que não condizem com a nossa realidade, já que o jornalista autor da matéria demonstrou desconhecimento da trajetória progressiva de Rondônia”, comentou Jesualdo Pires.

O fato de a mesma notícia haver citado que Rondônia, antes do início da obra da usina de Santo Antônio, se mantinha do extrativismo e de reservas florestais, Jesualdo Pires fez questão de frisar que “de acordo com dados divulgados pela Sede, o impacto do dinamismo do setor produtivo pode ser medido pela variável do PIB, o qual é o terceiro maior entre os Estados do Norte, sendo superado apenas por Amazonas e Pará. Além disso, o desenvolvimento da construção civil vem se destacando no cenário econômico. A agricultura ganha destaque, sendo o primeiro produtor de café, 2º produtor de milho, soja e feijão, 3º maior produtor de arroz e o 4º de mandioca. Só no período de janeiro a outubro de 2009, foram produzidas mais de 374 mil toneladas de carne e, atualmente, o Estado conta com um rebanho de mais de 11,5 milhões de cabeças de bovinos”.

Os deputados Professor Dantas (PT) e Silvernani Santos (DEM) elogiaram a postura de Jesualdo Pires e também criticaram o que a revista noticiou. “Rondônia não tem 60% de analfabetos funcionais. A educação aqui é de primeira qualidade”, falou Dantas. Por outro lado, Silvernani disse que a notícia choca os rondonienses. “A usina trouxe empregos, mas antes o Estado já caminhava a contento”, reiterou.
Por fim, Jesualdo Pires demonstrou que a reportagem não conhece a realidade de Rondônia, chama os rondonienses de rondonenses. “É a prova de total desconhecimento da realidade do Estado. Foram escritas coisas descabidas por uma revista que tem circulação nacional e isso precisa ser reparado”, conclui Jesualdo.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também