Rondônia, 25 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Jesualdo denuncia preço abusivo para vacinas contra aftosa

Quarta-feira, 27 Abril de 2011 - 16:25 | Assessoria


Ao usar a tribuna durante a sessão desta quarta-feira, o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) disse que está havendo em Rondônia abuso quanto ao preço praticado para venda de vacinas contra a febre aftosa. Jesualdo afirmou que da primeira campanha realizada em 2009 até a campanha deste ano, o valor unitário da vacina registrou aumento de 82,3%, enquanto o dólar obteve queda sucessivas.



“Como as vacinas são importadas, o dólar sempre foi considerado o grande vilão para os aumentos nos preços das vacinas. Na primeira campanha o dólar estava na casa de R$ 2,04. De lá para cá só houveram quedas. Nesta semana, por exemplo, o dólar está na casa de R$ 1,56. Antigamente a desculpa para o aumento era devido ao alto valor do dólar. Agora o dólar está em queda e as vacinas continuam com preços majorados”, denunciou Jesualdo.

O parlamentar também apresentou uma planilha de dados, mostrando que o IGPM (Índice Geral de Preços de Mercado) também não teve reajustes tão altos que justifique o aumento registrado no valor das vacinas. O IGPM no período de 2009 a 2011 obteve uma variação pequena, com índice de 13,2%.

O deputado ressaltou que o preço é injusto e prejudica, especialmente, os pequenos criadores de gado, pois ao comprar remessas menores de vacina acabam não tendo poder de barganhar descontos e acabam pagando preços exorbitantes.

“Não podemos permitir que uma questão tão séria para economia do Estado, como é o controle da febre aftosa, seja prejudicada pelo interesse mercadológico. Se o Poder Público não intervir nesta situação, não demorará muito para que os produtores deixem de vacinar seu gado devido ao preço das vacinas”, concluiu Jesualdo.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Assembléia instala Comissão para investigar crise em hidrelétricas em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valter Araújo (PTB), designou na sessão plenária desta terça-feira (29) os cinco membros que vão i...

Assembléia Legislativa garante gratuidade para 2ª via de documentos

A Assembléia Legislativa derrubou o veto ao projeto de lei que garante a isenção da taxa para retirada da segunda via de documentos emitidos pelos ...

Assembléia promulga Lei garantindo apoio financeiro a escolas agrícolas

De autoria do deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná), cujo veto do Poder Executivo foi derrubado, a Assembléia Legislativa promulgou Lei ...